Vasco

Time da virada? Vasco expõe incapacidade de recuperação nos jogos em 2023

A torcida do Vasco apelidou o clube de “Time da Virada” por algumas vitórias históricas como na decisão da Mercosul em 2000 sobre o Palmeiras. O problema é que a equipe carioca não vem conseguindo honrar essa fama em 2023. Afinal, saiu atrás do placar em quatro oportunidades na temporada e ainda não virou. Até o momento foram três derrotas e um empate.

As razões, aliás, que explicam este cenário negativo são a reformulação que o elenco passa, a ineficiência em aproveitar as chances claras de gol, a dificuldade que o time apresenta ao ser obrigado a propor jogo. Além das falhas individuais.

Após anos com administrações amadoras, o Cruz-Maltino se tornou SAF no ano passado. Em seguida, vendeu 70% do seu departamento de futebol para a 777 Partners. A empresa vem promovendo diversas reformulações no clube, especialmente no elenco.

Vasco fechou com 16 novos jogadores e ainda busca o entrosamento ideal – Daniel Ramalho/Vasco

Na primeira janela de transferências sob o novo comando da SAF ocorreram 16 contratações. Quase um novo elenco. Afinal,  26 atletas que faziam parte do grupo em 2022 deixaram o Vasco. Assim, com o processo de reformulação no início, o entrosamento está longe do ideal. Além disso, ainda há carências no elenco como um jogador criativo no meio de campo, setor mais carente da equipe.

Tal situação se reflete em partidas que o time de São Januário é obrigado a propor jogo contra adversários com um estilo mais defensivo. Isso ocorreu no empate com o Coritiba e a derrota para o Bahia pela Série A. Bem como no revés para o Volta Redonda, no Carioca. Nas duas ocasiões, a equipe de Barbieri teve o domínio das estatísticas, mas de maneira ineficaz.

Vasco tem dificuldade em propor jogo

No duelo com o Tricolor de Aço, em São Januário, o Cruz-Maltino tinha a obrigação de dominar as ações por estar atuando em casa. Na primeira etapa teve 11 finalizações, mas apenas quatro delas foram certas, segundo o site ‘Footstats’. O Bahia se aproveitou de erro do Vasco e abriu o placar no final do primeiro tempo.

 

Vasco demonstra ineficiência para criar jogadas e abusa dos cruzamentos – Reprodução/Footstats

Após o intervalo, os donos da casa tiveram quase 60% de posse de bola, mas sendo uma superioridade sem eficiência. Isso porque chutou apenas quatro vezes e tentou chegar ao empate abusando dos cruzamentos.

Ao todo foram 37, contudo, apenas oito foram certos. Tais dados provam que o time de São Januário tem dificuldade de criar jogadas. Na partida diante do Coxa, teve maior posse de bola nos dois tempos, 58% e 62, respectivamente de acordo com o ‘Footstats’.

No entanto, a equipe paranaense chutou mais na primeira etapa e com 50% de aproveitamento nas finalizações marcou seu gol nos acréscimos, após falha coletiva. Barbieri promoveu mudanças, o Vasco melhorou seu rendimento, mas esbarrou novamente nos mesmos problemas apresentados contra o Bahia. O empate saiu após lance individual, momento raro na partida devido à falta de criatividade.

Apesar do domínio nas estatísticas do Vasco, Coxa foi mais eficiente – Reprodução/Footstats

Cenário identificado no Carioca

O Cruz-Maltino já havia dado uma resposta negativa a tal situação no Carioca. Exatamente em sua primeira derrota na temporada em confronto com o Volta Redonda. Começou melhor na partida, teve mais finalizações, sendo 15 contra 12, mas também foi punido pela ineficiência. Até porque teve a chance de conquistar o empate, mas Pedro Raul desperdiçou pênalti.

O Voltaço teve mais mérito pois soube se beneficiar dos erros de Puma e Jair fazendo 2 a 0, no primeiro tempo. Situação semelhante ocorreu no primeiro jogo da semifinal do Carioca diante do Flamengo. Afinal, o time de São Januário saiu na frente, mas depois de falhas sofreu a virada.

Veja os jogos em que o Vasco saiu atrás na temporada

– Vasco 1 x 2 Volta Redonda -> Carioca
– Vasco 1 x 3 Flamengo -> 2º jogo da Semifinal do Carioca
– Vasco 0 x 1 Bahia -> Série A
– Coritiba 1 x 1 Vasco -> Série A

Última virada faz sete meses

A última vez que o Vasco teve êxito em sair atrás do placar e tomar a vantagem foi em outubro de 2022. Especificamente na vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, em São Januário, pela 36ª rodada da edição anterior da Série B.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Berbert

Posts Recentes

Luvinha de Pedreiro? Internautas brincam com semelhança entre pai e filho

Filho do influenciador Luva de Pedreiro, Davi Cristiano Ronaldo completou quatro meses de vida. A…

18 de julho de 2024

Santos anuncia empréstimo de Morelos ao Atlético Nacional

O Santos anunciou, na tarde desta quinta-feira (18), o empréstimo do atacante Morelos. Aos 27…

18 de julho de 2024

Presidente do Vasco, Pedrinho rebate John Textor e Ramón Díaz

Após o sorteio da CBF, que determinou os oito jogos das oitavas de final da…

18 de julho de 2024

Palmeiras recebe proposta de clube inglês por joia da base

O Palmeiras pode perder mais uma joia de suas divisões de base. Afinal, o clube…

18 de julho de 2024

Textor celebra vitória do Botafogo e elogia Palmeiras: ‘Fez um grande jogo’

Após um sorteio na sede da CBF, Botafogo e Bahia foram escolhidos como adversários nas…

18 de julho de 2024

Leilão beneficente de Vini Jr arrecada cerca de R$ 5 milhões; veja itens

O leilão beneficente de Vini Jr, realizado no Copacabana Palace, na Zona Sul do Rio,…

18 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!