Neste domingo (3/1) será conhecido o primeiro campeão do futebol brasileiro em 2021. Vasco e Bahia se enfrentam às 19h, em São Januário, na partida de volta da final da Copa do Brasil Sub-20. Como venceu o jogo de ida em Salvador por 2 a 1, o time cruz-maltino levará o caneco em caso de vitória ou empate. Se perder por um gol, decisão por pênaltis. Mas, caso o time baiano vença por dois ou mais gols de diferença, será o campeão.

Onde passará

A CBF TV, a Band (TV aberta) e o SporTV transmitem a decisão a partir das 19h (de Brasília).

Curiosidades

– O Vasco eliminou o Trem-AP, Moto Club-MA, Avaí e Atlético-MG. O time do Rio foi semifinalista em 2017 e 2019, mas nunca chegou na final.

– O Bahia passou por Fluminense-PI, Ceará, São Paulo e Palmeiras. O Bahia foi vice-campeão em 2016 (perdeu para o São Paulo).

– No jogo de ida, o Bahia largou na frente com um gol de Thiago.  Porém, Gabriel Pec e Matheus, o MT, viraram para o Vasco ainda no primeiro tempo. A partida foi tensa, com a arbitragem distribuindo 11 cartões amarelos por reclamação ou falta violenta. Sete para o Tricolor baiano e quatro para os vascaínos.

Bahia 1x2 Vasco - Copa do Brasil Sub20 2020 - Felipe Oliveira / EC Bahia
Bahia 1×2 Vasco – Copa do Brasil Sub-20 2020 – Felipe Oliveira / EC Bahia

Como está o Vasco

A boa vantagem construída na partida de ida, em Salvador, e o fato de o time jogar em casa fazem o ambiente vascaíno ser de confiança. O treinador Diogo Siston deve manter a base do duelo passado, mas o atacante MT passou a semana com dores na virilha e pode ser substituído por Lucas Figueiredo, que é o artilheiro do time na competição, com quatro gols.

“Não podemos descansar na vantagem que fizemos no primeiro jogo. Nosso time tem uma forma de jogar e não podemos mudá-la. Acredito que será um jogo diferente em relação ao de Salvador. Decidir em casa é importante, mas sabemos que não está nada ganho”, alertou Siston.

A provável escalação: Cadu, JP Galvão, Menezes, Zé Vitor e Caio Eduardo; Caio Lopes, Matias e Laranjeira; João Pedro, MT (Lucas Figueiredo) e Gabriel Pec.

Como está o Bahia

O Bahia chegou ao Rio na tarde deste sábado e o treinador Eduardo Guadagnucci não terá dois titulares. Os volantes Patrick de Lucca (que já treina com o time principal) e Luiz Felipe estão suspensos. Entretanto, ele aposta as fichas no atacante Thiago, que já treina com o elenco profissional e é o artilheiro da equipe na Copa do Brasil, com cinco gols.

“Queremos que eles apliquem o que treinamos, o conceito que passamos de agressividade. A questão de mando, porém, é o que menos importa. Temos que resgatar nosso futebol, que é posse de bola e com linhas mais próximas”, destacou Guadagnucci, que acredita no triunfo fora de casa.

Um provável time: Fabricio, Douglas Borel, Gabriel, Lucimário e Ryan; Felipe Pará, Christian, Jeferson Douglas e Daniel; Thiago e Marcelo.

Quem  apita

A arbitragem será de Rejane Caetano da Silva (Fifa-RJ), os assistentes são Andrea Isaura de Sá e Rafael de Souza.  Não há árbitro de VAR.

Comentários