Quando Vasco e Fortaleza entrarem em campo nesta quinta-feira, às 19h, em São Januário, em jogo atrasado da 16ª rodada, haverá o encontro das duas equipes que menos finalizam nesta edição do Campeonato Brasileiro. Dos 20 clubes da Série A, a dupla divide a última colocação, com 192 arremates para cada, e precisarão melhorar o desempenho para subirem na tabela de classificação. Quem lidera é o Atlético-MG, com 339, em 20 jogos. Vale lembrar que o Cruz-Maltino ainda tem dois jogos a menos – um deles justamente contra o Leão do Pici.

VASCO X PALMEIRAS - BRASILEIRO 2020 - 08.11.2020
Benítez finaliza para o gol no duelo contra o Palmeiras, em São Januário, pela 20a rodada do Brasileiro (Paulo Sergio/Agencia F8)

Em finalizações na direção do gol, o Vasco ocupa o 17º lugar com 74, o que corresponde a uma média de 3,89 por jogo. Já o Fortaleza é o último colocado, com apenas 61 arremates certos no campeonato (3,05 de média). Poucas finalizações, poucos gols. O Vasco anotou 22 em 19 jogos (média de 1,16 gol por partida) e aparece na 13ª colocação. Já o Fortaleza tem números ainda piores: 20 gols em 20 jogos, e é apenas o 16º melhor ataque do Brasileirão, ao lado do Botafogo.

Desde a chegada do técnico Ricardo Sá Pinto, o Vasco disputou quatro partidas pelo Brasileiro. De lá pra cá, houve uma pequena melhora, com 45 finalizações (contra Corinthians, Goiás, Palmeiras e Sport) – média de 11,25 por jogo. Desta quantidade de chutes, apenas 15 foram na direção do gol – quatro bolas na rede e 11 defesas dos goleiros.

A expectativa de gols no duelo desta quinta fica por conta de Germán Cano e David. O centroavante vascaíno comanda a estatística de finalizações da equipe no Brasileiro, com 34 arremates em 17 partidas e soma nove gols (sendo o quarto na lista de artilheiros do campeonato), atrás apenas de Thiago Galhardo (15), Marinho (12) e Pedro (10). O atacante do Tricolor, por sua vez, soma quatro gols, com 24 arremates em 19 partidas. Ele tem um gol a menos do que Wellington Paulista, artilheiro do time cearense, com cinco.

Na 16ª colocação, com 22 pontos, o Vasco chega motivado após quebrar jejum de nove jogos sem vitórias na última rodada. Enquanto isso, o Fortaleza vem de uma sequência de quatro derrotas e ocupa a 12a posição, com 24 pontos.

Comentários