O Vasco é o campeão da Copa do Brasil Sub-20. Em jogo dramático na noite deste domingo, em São Januário, o  Cruz-Maltino abriu 2 a 0 no placar, viu o Bahia virar para 3 a 2 e, nos acréscimos, obteve o empate em 3 a 3 que valeu um caneco inédito (no jogo de ida na Bahia, o Vasco venceu por 2 a 1).  Caio Eduardo foi o autor do gol decisivo. Laranjeira e Matías marcaram os outros tentos do Vasco. Gabriel, Douglas Borel e Marcelo fizeram os gols do Bahia.

Vascaínos celebram o primeiro gol sobre o Bahia – Reprodução de TV

Com o título, o  Vasco agora espera o campeão do Brasileirão Sub-20. Eles farão uma finalíssima e o vencedor deste duelo será o representante do Brasil na Libertadores da categoria.

 

Primeiro tempo

A etapa inicial  foi quase sob medida para o Vasco, que contou com Gabriel Pec muito inspirado e iniciando todos os melhores ataques do Cruz-Maltino. Num deles,  o meia-atacante recebeu dentro da área pela direita e chutou para fazer o  gol. Mas a arbitragem considerou que ocorreu um toque de mão e anulou. Porém, aos 25, saiu o gol. Pec fez grande jogada pela direita, entrou na área e tocou para o companheiro Laranjeira, sem goleiro e dentro da pequena área, mandar  para a rede. A vantagem aumentou aos 31. Numa bola tranquila para a defesa do Bahia, o goleiro Fabrício e o zagueiro Lucimário marcaram bobeira e o meia paraguaio Matías foi mais esperto, se adiantando e dando um toquinho para a rede.

Com 2 a 0 no placar o título parecia encaminhado. Porém, um gol do Bahia muito contestado pelos vascaínos  colocou fogo no jogo. Aos 46,  após escanteio, o zagueiro Gabriel dividiu com o goleiro Cadu e cabeceou para o gol. Os jogadores vascaínos pediram falta, mas a árbitra Rejane Caetano confirmou o gol. Os times foram para o intervalo com 2 a 1.

Virada na etapa final

No segundo tempo, o Bahia adiantou a marcação, buscou atacar mais e empatou aos 22 minutos numa grande jogada. Daniel lançou o lateral-Esquerdo Thales, que foi ao fundo e cruzou na segunda trave para a batida forte do outro lateral, Douglas Borel, que chegou de surpresa. O Vasco se perdeu e, quatro minutos depois, numa falha de marcação, Marcelo apareceu desmarcado na área e virou o jogo.

O empate e o título

Aos 27, Gabriel fez falta em Matías, quase pênalti. Como era o último homem, foi expulso, deixando o Bahia com dez. Com o jogo mais aberto, o Vasco foi ao ataque e teve ótima chance de marcar, com Arthur isolando uma bola na marca do pênalti. E o gol do empate que valeu o título foi marcado aos 47. Caio Eduardo, que entrara minutos antes, roubou uma bola na esquerda avançou para a área e quase no fundo bateu cruzado, uma bomba, 3 a 3.

VASCO 3 x 3 BAHIA

Data : 3/1/2021 –  COPA DO BRASIL SUB-20 – Final (jogo da volta)
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

VASCO: Cadu, JP Galvão, Menezes, Zé Vitor e Riquelme (Caio Eduardo, aos 43′ do 2ºT); Caio Lopes, Matias (Weverton, aos 49′ do 2ºT)  e João Pedro (Artur, aos 30′ do 2ºT); Laranjeira (Juan, aos 43′ do 2ºT), MT  (Marcos Dias, aos 30′ do 2ºT) e Gabriel Pec (Rodrigo, aos 49′ do 2ºT)  Técnico: Digo Siston
BAHIA: Fabricio, Douglas Borel, Gabriel, Lucimário e Thales (Pedro, 30′ do 2ºT); Barcelos (Pará, no Intervalo) Hiago (João Vitor, aos 20′ do 2ºT) , Jeferson  Douglas e Daniel; Christian (Gregore, 21′ do 2ºT) e Marcelo (Ryan, aos 30′ do 2ºT). Técnico: Eduardo Guadagnucci
Gols: Laranjeira, aos 8 do 1ºT (1-0),  Matias, aos 31′ do 1ºT (2-0), Gabriel, aos 46′ do 1ºT (2-1), Douglas Borel, aos 22′ do 2ºT (2-2), Marcelo, aos 26′ do 2ºT (2-3)
Árbitra: Rejane Caetano da Silva (Fifa-RJ)
Auxiliares: Andrea Isaura de Sá e Rafael de Souza (ambos do RJ)
Cartões amarelos:  Matias (VAS) Barcelos, Daniel, Christian  e Eduardo Guadagnucci (BAH)
Cartão vermelho:  Gabriel (BAH)

 

Comentários