O Vasco já está bastante adiantado para ter mais um reforço na próxima janela de transferências. Afinal, a SAF e o zagueiro Lyanco já encaminharam um acerto financeiro para que ele vista a camisa cruz-maltina por 12 meses. O jogador de 26 anos, no entanto, pertence ao Southampton, da Inglaterra, que analisa a proposta de empréstimo enviada pelos cariocas.

O namoro entre Vasco e Lyanco começou no fim do ano passado. Na ocasião, ele não foi liberado por sua equipe, que estava no meio da disputa da Premier League. Há duas semanas, o Southampton caiu para a Segunda Divisão e sua saída se tornou mais viável. O zagueiro tem contrato com os ingleses até o meio de 2025. Assim, a chance de se destacar por um clube grande no Brasil pode garantir uma venda.

Lyanco tem 48 jogos oficias com a camisa do Southampton e um gol marcado – Photo by Michael Steele/Getty Images

Na oferta, de acordo com o jornalista Lucas Pedrosa, a SAF se dispõe a pagar 1 milhão de euros. Uma fonte envolvida na negociação confirmou ao Jogada10 que acredita que as cifras estejam mesmo em torno disso. E, ainda segundo apuração da reportagem, caso Lyanco alcance determinadas metas, o Vasco terá de comprá-lo por um valor pré-definido. A expectativa, agora, fica apenas pelo ok do Southampton e também de alguns detalhes burocráticos de luvas e comissões com o próprio estafe do jogador.

Trajetória de Lyanco do Brasil à Europa

Lyanco começou nas categorias de base do Botafogo e se profissionalizou no São Paulo. Com 25 partidas pelo Tricolor e brilho com a camisa de seleções de base, logo foi vendido para o Torino-ITA, ainda aos 20 anos. Chegou a ser emprestado ao Bologna, até que o Southampton o comprou, em 2021. Na época, começou a ser cotado para as convocações da Seleção Brasileira, e o Flamengo foi um dos clubes que fez proposta para repatriá-lo. Aliás, o zagueiro tem acesso livre no futebol europeu por ter passaporte sérvio.

No total pelo clube inglês, Lyanco tem 48 jogos e um gol marcado. Nesta temporada, entrou em campo 30 vezes, mas não conseguiu evitar a queda da equipe, mesmo arrancando empates com Liverpool e Arsenal nas rodadas finais da Premier League. Porém, foi justamente a defesa que causou mais dor de cabeça, especialmente na reta final, com 73 gols sofridos em 38 partidas.

Lyanco em ação pelo Southampton na temporada 2022/23 – Foto: Michael Steele/Getty Images

O Vasco ainda teve como alvo principal o paraguaio Balbuena, do Corinthians, mas esbarrou no alto salário do zagueiro. Para o setor, a SAF também sonda a situação de Boselli, jovem uruguaio que acaba de ser campeão mundial sub-20 e está na seleção do torneio. Diversos outros nomes surgiram no radar, como destaques da Série B e do mercado sul-americano, mas não empolgaram o técnico Maurício Barbieri.

Posições que o Vasco quer reforços

Alem de um zagueiro destro, já que Capasso e Robson não vem jogando bem, a diretoria corre atrás de um volante, um meia armador e, provavelmente, um centroavante para disputar a posição com Pedro Raul. Vale lembrar que o atacante Serginho, de 28 anos, ex-Giresunspor-TUR, tem pré-contrato e deve se apresentar no CT Moacyr Barbosa na semana que vem. Ele joga pelos lados do campo e vai reforçar a posição que tem Gabriel Pec, Orellano, Alex Texeira e Erick Marcus como principais opções no início do Campeonato Brasileiro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários