Após completar oito dias sem jogos, a segunda-feira (9) começa com sabor de ansiedade na torcida do Vasco. Afinal, o Cruz-Maltino tem dois compromissos de suma importância nesta semana.
Na quarta-feira (11), disputa vaga na semifinal da Copa do Brasil contra o Athletico, na Ligga Arena, em Curitiba. Após vencer por 2 a 1 em São Januário, o Gigante da Colina precisa apenas de um empate para avançar de fase. Quatro dias depois, encara ninguém menos que o arquirrival Flamengo, pelo Brasileirão.
LEIA MAIS: Vasco vive expectativa do retorno de trio de meio-campistas em outubro
Duelos vitais para a torcida do Vasco
O primeiro dos jogos citados representa muito para o torcedor vascaíno, que não vê seu time chegar à semifinal da Copa do Brasil desde 2011. O ano representou a primeira e única conquista dos cariocas na competição, aliás, em campanha que teve o Furacão como vítima (exatamente nas quartas de final).
Depois, em 2012, a equipe alcançou as quartas da Libertadores, sendo eliminado pelo futuro campeão Corinthians. Dessa forma, após esta temporada, o torcedor se desacostumou a assistir a jogos decisivos (por conquistas), já que o time sofria com más gestões e, consequentemente, times abaixo dos rivais.
Com a grande campanha que vem fazendo na Copa do Brasil, o título passou a ser algo viável. Afinal, a equipe ainda não perdeu no torneio e vai ganhando casca após partidas e classificações dificílimas. Contra o Athletico, porém, o Vasco passará por algo que só vivenciou na primeira fase da atual edição: decidir a vaga fora de casa.
Revanche contra o Fla?
Já no domingo, a partida contra o Flamengo é pelo Brasileirão. Sem tantos riscos de rebaixamento, a partida em si vale para o Cruz-Maltino seguir na caça ao G-6 do torneio. Mas, além disso, é uma chance de revanche contra o maior rival.
Isso porque o último confronto entre os eternos adversários terminou de maneira infeliz para o Vasco. Afinal, o Flamengo promoveu sua maior goleada no Clássico dos Milhões, fazendo 6 a 1, em junho, pela sétima rodada.
Para alento, a derrota serviu para o presidente Pedrinho, que acabara de assumir o controle da SAF do Vasco, fazer mudanças drásticas no clube. Pouco após a goleada, anunciou alterações radicais, como as saídas de chefes em suas áreas, como o CEO Lúcio Barbosa e a CFO Kátia dos Santos.
Desde então, time e torcida criaram uma boa sintonia, muito influenciada pela grande fase do técnico Rafael Paiva, que fez a equipe crescer de produção nos meses posteriores à goleada. Com o Vasco em oitavo no Brasileirão e vivo na Copa do Brasil, chegou, então, o momento de voltar a sonhar na Colina?
As ‘finais’ do Vasco
- Athletico (1) x (2) Vasco, quarta-feira (11), às 21h30 (de Brasília), na Ligga Arena – quartas de final (volta) da Copa do Brasil
- Flamengo x Vasco, domingo (15), às 18h30, no Maracanã – 26ª rodada do Brasileirão
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários