-

O Vasco entrou na Justiça para impedir mais uma renovação provisória da concessão do Maracanã aos rivais. Isso porque o Termo de Permisão de Uso (TPU) do Maracanã cedido a Flamengo, como concessionário, e Fluminense, como participante autorizado, se encerra na próxima terça-feira (25). A Casa Civil do Governo do Rio ainda não se manifestou, mas há a indicação de que a concessão temporária será ampliada para a dupla Fla-Flu. Tal situação causa irritação, afinal, o Vasco que demonstrou interesse em entrar na gestão do estádio.

Vista aérea do Maracanã – Jose Guertzenstein por Pixabay

O departamento jurídico do clube de São Januário analisa a decisão ideal para impedir um movimento que favoreça os rivais. Aliás, tentará utilizar como trunfo a falta de resposta para mais de um ofício solicitando mandar jogos no palco.

Além do sigilo com relação ao cenário de possível sétima extensão temporária a dupla Fla-Flu. Vale destacar que em todas as oportunidades não houve abertura de disputa, exatamente o que deseja a direção do Cruz-Maltino.

Vasco bate o pé pelo direito de usar o Maracanã

Nesta semana, o Vasco teve de acionar a Justiça para assegurar o direito de atuar no Maracanã. Uma situação que está descrita no vínculo assinado pelo Governo do Rio de Janeiro, Rubro-Negro e o Tricolor.

A propósito, a permissão de uso do palco declara que não deve ocorrer favorecimento de utilização a clubes ou agremiações. Ou até mesmo cobranças indevidas que não estejam previstas no contrato de TPU. Episódios que ocorriam até 2022, quando o clube de São Januário precisava pagar R$ 250 mil pelo aluguel do estádio. Enquanto a dupla Fla-Flu desembolsava R$ 90 mil.

O Governo do Estado deve respeitar as ordens do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. A instituição permitiu um prolongamento de dez dias para oferecer explicações a respeito de 14 pontos destacados pelo corpo instrutivo. Além disso, a Casa Civil precisa prestar esclarecimentos sobre o processo de concessão com o dia 29 de abril como data final.

A tendência é a de que o Governo opte pela continuidade da atual administração, de Flamengo e Fluminense. Até o momento em que haja finalização da licitação suspensa em outubro do ano passado.

O Tribunal de Contas do Estado inclusive também decretou que se houver definição com relação a um novo TPU, deveria haver a instantânea finalização do  atual contrato. Especialmente quando o processo licitatório fosse encerrado. No entanto, o cenário deve se estender por mais alguns meses.

Todos os Termos de Permissão de Uso possuíram validade de 180 dias. Flamengo e Fluminense se encontram na gestão do Maracanã desde 2019.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários