Vasco

Vasco inicia debate sobre novo estatuto com maior vigilância sobre a SAF

O Vasco, na forma de clube social, inicia a discussão sobre o novo estatuto. Nesta quinta-feira (23), ocorrerá o primeiro encontro de seis para debater o texto que foi construído com a influência da nova realidade do Cruz-Maltino. No caso, o estabelecimento da SAF e a venda de 70% das ações para a 777 Partners. Uma das principais alterações sugeridas tem o intuito de intensificar a vigilância a respeito do cumprimento do contrato e suas cláusulas.

A proposta indica a criação de um cargo de vice-presidente responsável por acompanhar a SAF. Outra recomendação é o estabelecimento da avaliação dos sócios, caso haja uma negociação para venda de qualquer dos 30% da sociedade anônima do futebol.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco durante processo de venda de 70% da SAF para a 777 Partners – Joel Silva / Jogada10

Assim como a redução de vice-presidências e dos beneméritos no Conselho Deliberativo. Além da descentralização das definições sobre o clube em cima do presidente. A ideia é substituir com a formação de um conselho de administração.

Vice-presidente de relacionamento entre o Vasco e a SAF

O novo cartola terá a função de levar informações e perguntas ao encontros entre os representantes do Cruz-Maltino e os da SAF, no comitê de gestão.

Com o objetivo de ajudar esse vice-presidente na atribuição, o clube pretende estabelecer no orçamento a admissão de uma auditoria por R$ 400 mil. A finalidade é vigiar a efetuação de todo os pontos previstos em contrato.

A atitude tem como intuito garantir a manutenção dos interesses do Vasco com a venda do departamento de futebol. Outra mudança diz respeito a negociação dos 30% da SAF que ainda está com o clube.

Se houver o interesse em negociar qualquer porcentagem, será necessário ser aprovado em votação por parte dos sócios na Assembleia Geral. Vale destacar que obrigatoriamente o Cruz-Maltino terá posse de 10% das ações da SAF.

Redução dos departamentos

A alteração do estatuto está no planejamento desde 2021, quando o atual Conselho Deliberativo assumiu o controle. No entanto, com a adição e transformação em sociedade anônima do futebol no ano seguinte, o novo texto precisa passar por adequação por conta do novo cenário do clube.

Representantes do Vasco e da 777 Partners em reunião que concluiu venda de 70% da SAF – João Pedro Isidro/CRVG

Uma das carências apontadas é o abusivo número de cargos administrativos no Vasco. Por isso, a ideia é diminuir os departamentos de 14 para seis. Além da vice-presidência de relacionamento com a SAF, o novo estatuto pretende dividir os setores.

A separação ficaria da seguinte forma: departamento de comunicação e marketing, finanças, remo, esportes e relações especializadas de acervo histórico, memória e responsabilidade social.

Descentralização no conselho do Vasco

Além disso, outras modificações recomendadas, se receberem o sinal positivo, provavelmente vão influenciar a forma como se administra o clube social. Assim, uma das propostas visa reduzir o número de beneméritos e grandes beneméritos que fazem parte do Conselho Deliberativo.

Na atual situação, o comitê é composto por 300 conselheiros, 150 natos (grandes beneméritos e beneméritos) e 150 eleitos. O novo texto prevê 250 conselheiros como o ideal. No caso, 150 natos e 100 aprovados.

Caso haja a aprovação dessa mudança, haverá o crescimento do poder de escolha dos conselheiros eleitos. Isso porque eles compõem a base da administração vigente. Assim como, possibilita o estabelecimento de melhores condições de comando dentro do Conselho Deliberativo.

Enquanto isso, há a possibilidade do presidente do Cruz-Maltino perder poder de decisão após a reforma estatutária. Tal situação ocorreria porque uma das sugestões é a instauração de um conselho de administração do Vasco.

Ele seria formado pelo presidente da diretoria administrativa e outros seis nomes. No caso, o primeiro vice-presidente geral, o segundo vice-presidente geral, dois membros do Conselho Deliberativo, um membro do Conselho de Beneméritos e um membro independente e remunerado.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Berbert

Posts Recentes

Cruzeiro segura zagueiro em disputa no mercado estadual. Entenda

O Cruzeiro precisou segurar o zagueiro Neris. O América-MG, rival estadual da Raposa, sondou a…

17 de julho de 2024

Atlético-MG: Gabriel Milito elogia time, mas lamenta empate

O Atlético ficou no empate por 1 a 1, com o Juventude, na noite de…

17 de julho de 2024

Fluminense divulga parcial de ingressos para duelo com o Palmeiras

O Fluminense busca a reação no Campeonato Brasileiro. Lanterna, com 8 pontos, a equipe tem…

17 de julho de 2024

Inteligência artificial refaz time do tetra com craques do futebol contemporâneo

Pronto! Agora, os mais novos terão uma noção melhor de quem foram os tetracampeões do…

17 de julho de 2024

Thiago Alcântara volta ao Barcelona e fará parte da comissão técnica

Dias depois de anunciar a aposentadoria, Thiago Alcântara está de volta ao Barcelona. Desta vez,…

17 de julho de 2024

Filha de Neymar veste macacão milionário em visita a instituto do pai

Mavie, filha de Neymar, visitou o instituto do pai, em Santos, no litoral de São…

17 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!