Após empatar em 0 a 0 com o Caracas (VEN), o Vasco se garantiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana para enfrentar um adversário inédito. Trata-se do Defensa y Justicia, time sem muitas glórias na elite da Argentina. O clube foi fundado em 1935, mas jamais ganhou um título de primeiro escalão e só começou a figurar nos principais torneios internacionais em 2017, quando participou da Copa Sul-Americana pela primeira vez e já causou um rebuliço.

O time de Buenos Aires, inclusive, estreou na Copa Libertadores da América na edição 2020. Treinado pelo ex-atacante Hernán Crespo, ídolo argentino e com passagem por gigantes da Europa, a equipe ficou no grupo do Santos e quase passou da fase de grupos. Os argentinos venceram duas partidas (contra Delfín (EQU) e Olímpia (PAR)), mas ficaram pelo caminho por ter um ponto a menos que o Delfín, terminando em terceiro no Grupo G. Com isto, se classificaram para a Sul-Americana, onde eliminaram o Sportivo Luqueño (PAR) antes de se deparar com o Vasco.

São oito jogos do Defensa y Justicia contra brasileiros, com apenas uma vitória do time argentino. Porém, a equipe fez história quando eliminou o São Paulo da Sul-Americana de 2017 em pleno Morumbi, ao empatar em 1 a 1, avançando pelo gol fora de casa. O único triunfo sobre equipes do Brasil foi contra a Chapecoense, na fase seguinte. Porém, o Verdão do Oeste devolveu o 1 a 0 no jogo da volta e levou a melhor nos pênaltis. Em 2019 foi a vez dos argentinos pegarem o Botafogo na competição, mas foram eliminados após duas derrotas: 1 a 0 no Rio e 3 a 0 na Argentina. Este ano, foram dois reveses para o Santos, ambos por 2 a 1.

O primeiro jogo entre Vasco e Defensa, que jamais se enfrentaram na história, será na Argentina. O duelo não tem data definida, mas será certamente entre os dias 24 e 26 de novembro. Já a volta, em São Januário, será na semana seguinte, entre os dias 1º e 3 de dezembro. Vale lembrar que o gol fora de casa é critério de desempate e quem avançar para as quartas ganhará uma premiação no valor de 600 mil dólares (R$3,3 milhões, aproximadamente).

Comentários