O Vasco dependia de uma vitória simples para garantir matematicamente seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira (27). Mas o Cruz-Maltino frustrou sua torcida ao perder, em pleno São Januário, para o Sampaio Corrêa, por 3 a 2. Embora tenha saído na frente logo no começo, o time da casa levou a virada depois de perder várias chances de gol. A equipe continua em terceiro lugar, com 59 pontos, adiando assim a volta à primeira divisão. O Sampaio, quinto colocado, com 55, segue sonhando com a elite em 2023.
Apesar do tropeço, o Vasco ainda pode confirmar o acesso ao fim desta rodada, mesmo dependendo de outros resultados. A equipe torce por um empate entre Londrina e Ituano, além de uma derrota do Sport para o Operário. Caso estes resultados aconteçam, o Gigante chega à última rodada classificado. Isto, é claro, se o time confirmar o ganho dos pontos do jogo contra o Sport no STJD. Do contrário, terá que esperar longos dez dias até o confronto direto com o Ituano, fora de casa, e precisando vencer.
Primeiro tempo
A noite começou boa para o Vasco e até parecia que seria fácil. Logo aos três minutos, num escanteio curto, Nenê levantou na área e Anderson Conceição cabeceou para fazer 1 a 0. Disputado, o jogo prometia ser decidido em detalhes. E o Sampaio, por sua vez, tentou a sorte: Pará arrancou pela esquerda e, sem marcação, bateu no canto de Thiago Rodrigues para empatar. E o lateral só não virou porque Thiago Rodrigues fez linda defesa em seu chute, pouco depois. Assim, coube ao Vasco tentar pressionar. Nenê, em duas finalizações, fez a bola passar perto. Posteriormente, Marlon Gomes recebeu do ‘Vovô’ e bateu, mas Matheus Inácio defendeu.
Segundo tempo
Com o clima já tenso em São Januário, o Vasco sabia que teria que ir para cima. Mas o que se viu foi uma chuva de erros. Nenê cruzou para Eguinaldo, que cabeceou para fora. Marlon Gomes repetiu isso na sequência. E foi assim que o Sampaio virou, aos 21 minutos: Catatau bateu rasteiro, Thiago defendeu, mas Gabriel Poveda pegou a sobra e marcou. O Vasco se lançou com intensidade ao ataque e, com dez minutos de acréscimo, a torcida veio junto a fim de cantar e empurrar o time.
E deu certo: aos 51 minutos, Andrey Santos cabeceou para estufar a rede maranhense. Parecia que a virada heroica viria, mas o inacreditável aconteceu. Aos 55, uma bola alta na área encontrou Joécio, que viu a defesa inexplicavelmente aberta e cabeceou para o gol: 3 a 2. Assim, a festa virou frustração e indignação da torcida, que cantou “time sem vergonha” para um time que, segundo antes, aplaudia e incentivava.
VASCO 2×3 SAMPAIO CORRÊA
37ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
Data: 27/10/2022
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Gabriel Pec, intervalo), Anderson Conceição, Danilo Boza e Edimar; Andrey Santos (Nenê, 25’/2ºT), Palacios (Yuri Lara, intervalo) e Nenê; Marlon Gomes (Bruno Tubarão, 25’/2ºT), Eguinaldo (Fábio Gomes, 12’/2ºT) e Figueiredo. Técnico: Jorginho.
SAMPAIO CORRÊA: Matheus Inácio (Matheus Polentine, 44’/2ºT); Mateusinho (Pedro Carrerette, 25’/2ºT), Allan Godói, Joécio e Pará; André Luiz (Lucas Tocantins, 25’/2ºT), Eloir (Lucas Araújo, 17’/2ºT), Ferreira e Rafael Vila (Warley, 17’/2ºT); Gabriel Poveda e Ygor Catatau. Técnico: Léo Condé.
Gols: Anderson Conceição, 4’/1ºT (1-0); Pará, 18’/1ºT (1-1); Gabriel Poveda, 22’/2ºT (1-2); Andrey Santos, 51’/2ºT (2-2); Joécio, 55’/2ºT (2-3)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
Cartões amarelos: Edimar (VAS); Joécio (SAM)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários