Após duas semifinais acirradas, Vasco e Botafogo farão a final da Taça Rio 2021. A disputa pelo troféu este ano, no entanto, é diferente da maioria das temporadas: não contempla o vencedor nas finais do Estadual nem oferece nenhum tipo de vantagem.

Os rivais alvinegros não podem mais ser campeões do Campeonato Carioca, mas isso não impede uma disputa saudável por mais um troféu nas suas respectivas galerias. O Vasco, inclusive, é o maior campeão da Taça Rio, com dez conquistas. Com sete, o Botafogo é o terceiro maior vencedor.

Se o Cruz-Maltino conquistar o troféu, amplia sua vantagem na liderança, chegando a 11. Com isso, ficaria com duas taças a mais que o rival Flamengo, segundo maior campeão. O Botafogo, por sua vez, busca se aproximar do Vasco. Caso vença, chegará a oito conquistas e ficará a duas taças de distância.

Última final deu Vasco

Em 2017, na última vez em que ambos os times chegaram juntos à final da Taça Rio, melhor para o Vasco. Vitória do Cruz-Maltino por 2 a 0 no Nilton Santos, com gols de Luís Fabiano e Douglas Luiz. Aquele foi o primeiro tento do Fabuloso pelo time de São Januário no jogo em que encerrou o ‘jejum’ de 13 anos sem conquistar a competição.

Naquele ano, o campeão não garantia vaga direta para a final do Carioca. Na semifinal, o Vasco acabou eliminado pelo Fluminense ao perder por 3 a 0 no Maracanã.

Confira os maiores campeões da Taça Rio

Vasco – 10 títulos
Flamengo – 9 títulos
Botafogo – 7 títulos
Fluminense – 4 títulos
Madureira – 2 títulos

Comentários