O Vasco precisa vencer o Grêmio, no domingo (3), às 18h30, em Porto Alegre, para tentar se salvar do rebaixamento na 37ª rodada do Brasileiro. Afinal, se o Bahia perder para o América-MG e o Cruz-Maltino ganhar no Sul, confirmará a permanência na elite. A missão, no entanto, não será das mais fáceis. Afinal, os cariocas nunca sequer pontuaram diante do Tricolor gaúcho atuando na Arena, desde a sua fundação, no fim de 2012, e precisam derrubar o tabu.

De lá para cá, o retrospecto aponta sete jogos realizados entre as equipes, com sete derrotas na bagagem do Gigante da Colina. Além disso, a falta de boa produtividade ofensiva também chama a atenção por parte dos visitantes. O Vasco fez apenas três gols nos confrontos, mas sofreu 15, ao todo. Precisa, portanto, de um feito inédito, de olho em seguir respirando na luta contra o descenso.

Em 2019, aliás, esteve muito próximo de triunfar, com gol de Yago Pikachu e um gol anulado em seguida. No entanto, o Grêmio virou no fim, com dois de Pepê. No ano passado, na Arena, os clubes fizeram um confronto inédito pela Série B. Novamente 2 a 1 para os gaúchos.

Derrotas do Vasco para o Grêmio na Arena

2×1  – 11/9/2022
4×0 – 06/12/2020
2×1 – 13/7/2019
2×1 – 11/11/2018
2×0 – 4/6/2017
2×0 – 11/7/2015
1×0 – 13/11/2013

Por outro lado, o Vasco tem no que se apegar para acreditar em sair de Porto Alegre com a vitória. Isso porque, no primeiro turno, o Cruz-Maltino também marcou uma reação no Campeonato Brasileiro. À época, a equipe se via afundada na lanterna da tabela, vinha de dez derrotas em 11 partidas e não desempenhava bem. Porém, ao receber o Grêmio, em São Januário, com portões fechados, enfim voltou a vencer, com gol do estreante do dia, Pablo Vegetti.

Último encontro de Vasco e Grêmio na Arena foi na Série B do Brasileiro, em setembro de 2022 – Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A partir daí, o Gigante da Colina conseguiu alcançar uma das principais características de olho em ficar na elite nacional: a competitividade. Tanto é que o aproveitamento, até então de 18%, hoje é de 58%, desde o último encontro com os gaúchos. Além disso, como visitante, vem se mostrando bem indigesto: nos últimos quatro duelos longe do Rio, um triunfo e três empates, sem acumular derrotas.

Ramón Díaz confia em vitória

Após a derrota por 4 a 2 para o Corinthians, de virada, o técnico Ramón Díaz disse entender, em entrevista coletiva, a indignação da torcida frente ao atual cenário. Mas aproveitou para projetar o duelo contra o Grêmio, enfatizando a necessidade de que todos continuem acreditando na possibilidade de se salvar do rebaixamento. Para o treinador, não se pode perder as esperanças.

“Hoje a equipe não está rebaixada. Temos seis pontos que temos que disputar. Todos vão dizer que é difícil, que é o Grêmio, mas precisamos disputar. Então entendo a torcida, a raiva, mas a equipe vai seguir lutando até o final. Todos nós nos propusermos a ir até o final. Não está nada definido, restam seis pontos em disputa”, relembrou.

Para a partida de domingo (3), o Vasco tem os retornos de Maicon, Léo, Robson e Marlon Gomes, que estavam suspensos pelo terceiro amarelo. Díaz, por sinal, deve voltar ao esquema original com dois zagueiros, tendo o camisa 4 ao lado de Medel. Por ser um confronto fora de casa e com promessa de alta intensidade, Payet pode deixar o time e dar lugar a outra peça de velocidade pelos lados. Rossi ou Marlon Gomes, por exemplo, podem atuar.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários