Vasco

Vasco sofre com a sua pior média de gols da história

Depois de acumular mais uma derrota e eliminação na temporada – diante do Defensa y Justicia (ARG) pela Copa Sul-Americana –, o Vasco escancarou velhos problemas já conhecidos e longe de serem solucionados. Um deles é a limitação do elenco, com atletas que constantemente apresentam falhas técnicas – individuais e, nos últimos dois jogos, também coletivas. Porém, o que mais deve estar incomodando pelos ares de São Januário é a dependência do centroavante Germán Cano, responsável por metade dos gols (20) da equipe em 2020. Até agora, são 40 bolas na rede em 45 jogos disputados na temporada – média de apenas 0,88 por partida. A marca mais baixa entre os 20 clubes participantes da Série A do Brasileiro e a pior da história do Cruz-Maltino.

Ribamar não cansa de perder gols. Será que terá nova chance, agora contra o Grêmio? – Rafael Ribeiro (Vasco)

Até então a única vez em que o time de São Januário – em mais de seus 100 anos de futebol – havia registrado um desempenho ofensivo inferior a um gol por jogo fora há quase 50 anos, quando anotou 60 tentos nas 67 partidas que fez em 1971 –média de 0,89. Com 18 gols, Dé Aranha foi o grande artilheiro naquela ocasião.

Ainda em comparação com a atual temporada, 2017 foi o ano mais recente no qual o aproveitamento também deixou muito a desejar. Foram apenas 65 gols em 60 jogos, e média de 1,08 por partida.

No revés para o limitado time argentino (1 a 0), na última quinta, pelo torneio da Conmebol, o que mais chamou atenção foi o péssimo desempenho do ataque, principalmente com Ribamar, que desperdiçou quatro chances claras. Na última delas, o camisa 9 deu uma furada assombrosa na grande área. Seu companheiro de frente, o colombiano Gustavo Torres, também protagonizou um lance de pura infelicidade ao isolar a bola de frente para o goleiro Unsain. Das 14 finalizações do time – 11 de dentro da área -, apenas cinco foram na direção do gol e nenhuma na rede.

Do Ramonismo ao Pintonismo: ladeira abaixo

A média de gols, que já não era das melhores com Ramon Menezes (17 gols em 13 jogos: média de 1,27), caiu preocupantemente após a chegada de Ricardo Sá Pinto (oito gols em 11 jogos – média de 0,80). Sob o comando do português, o Vasco teve 89 finalizações (41 na direção do gol), com 14 grandes chances criadas. Com ele, o time sofreu 94 chutes (47 no gol), segundo dados do site SofaScore, especializado em estatísticas do futebol.

Sá Pinto já deixou clara a sua filosofia de jogo. Retranqueiro, seus times têm dificuldades para construir jogadas e vivem de chuveirinho na área. Foi assim no Braga, no Campeonato Português 19/20, quando sua equipe anotou apenas 16 gols em 14 jogos, o que corresponde a uma média de 1,14. Após a sua saída, o Braga passou de oitavo melhor ataque para terceiro, pulando do décimo para a terceira colocação na classificação.

Para o duelo deste domingo, pelo Brasileirão, diante do Grêmio, em Porto Alegre, o técnico cruz-maltino ainda não poderá contar com Cano, que segue se recuperando da Covid-19. Ribamar terá nova chance no ataque? A saber.

Felipe David

Posts Recentes

Felipe Anderson credita vitória do Palmeiras a Weverton: ‘Tem muito mérito’

Após a derrota para o Botafogo, o Palmeiras deu rápida resposta para evitar um abalo.…

21 de julho de 2024

Abel exalta Palmeiras e crê em disputa de título acirrada: ‘Ano mais apertado’

O Palmeiras deu uma resposta rápida no Campeonato Brasileiro, com a vitória por 2 a…

21 de julho de 2024

Coronado não viaja para enfrentar Bahia e vira ‘dor de cabeça’ no Corinthians

Igor Coronado não viajou com a delegação do Corinthians para o jogo diante do Bahia,…

21 de julho de 2024

William condena arbitragem em revés do Cruzeiro: ‘Tivemos um gol mal anulado’

O Cruzeiro não conseguiu dar continuidade na sua sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro.…

21 de julho de 2024

Jogador do Huracán sofre entrada forte em clássico na Argentina

Os clássicos na Argentina costumam ser cercados de rivalidade, o embate entre Huracán e San…

20 de julho de 2024

Grêmio x Vitória, AO VIVO. com a Voz do Esporte, às 9h30

Grêmio e Vitória se enfrentam neste domingo, às 11h (21/7), no Estádio Centenário, em Caxias…

20 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!