Vasco

Vasco tem atuação irreconhecível e coberta de falhas em derrota

O Vasco acabou saindo atrás na semifinal do Carioca, com a derrota por 3 a 2 para o Flamengo. As equipes voltam a se encontrar no próximo domingo (19), e o time de São Januário precisa de uma vitória mínima para conseguir a vaga para a decisão do Estadual. No entanto, a atuação do Cruz-Maltino ficou marcada por falhas individuais e a renúncia do seu estilo de jogo ofensivo.

O técnico Maurício Barbieri fez uma mudança no time titular, tirou o volante Rodrigo e colocou o paraguaio Galarza em sua vaga. O comandante explicou o motivo e que sua intenção era melhorar a qualidade de passe.

“A ideia era ganhar mais com passe e consistência. O Matías a gente já tinha usado contra o Botafogo. Entrou bem, abrimos o placar, acabamos tomando gol num rebote. O Galarza vinha treinando bem, fez um bom jogo no primeiro tempo. A ideia era preservar um pouco o Alex, para não marcar o lateral, deixá-lo próximo ao Pedro, aproveitar mais, como foi no segundo gol, um contra-ataque, aproveitar a chegada dele na frente”, explicou Barbieri.

Erros defensivos do Vasco

Entretanto, essa alteração não surtiu efeito, já que o Flamengo teve espaço para criar as jogadas, especialmente pelo meio. Prova disso é que Arrascaeta foi o melhor jogador da partida e teve atuação discreta no primeiro confronto entre o Cruz-Maltino e o Rubro-Negro.

Afinal, Rodrigo conseguiu cumprir sua missão naquele duelo que era anular o meio-campo uruguaio. A boa compactação do time e posicionamento defensivo também contribuíram para isso.

O Vasco abriu o placar com Pec após erro de Rodrigo Caio em lateral cobrado para a área. Aliás, o empate do Flamengo veio também em uma falha do clube de São Januário. Pumita cortou mal de cabeça um cruzamento para a entrada da área e Arrascaeta apareceu livre e marcou um golaço.

A virada do Rubro-Negro saiu em mais um erro do Cruz-Maltino. Isso porque, o zagueiro Capasso errou na saída de bola, dentro da área, e entregou a bola no pé de Pedro.

Em seguida, no intervalo, Barbieri viu que a entrada de Galarza no time não deu certo e colocou Marlon Gomes em campo já no intervalo. A alteração no time tinha como objetivo aproximar o meio-campo e o ataque. Assim como melhorar o rendimento ofensivo, mas o camisa 25 não entrou bem.

A ideia do treinador com a entrada de Galarza no time titular deu certo, mas quando o paraguaio já havia sido substituído. O Vasco chegou ao empate em um contra-ataque de almanaque e dobradinha entre Pedro Raul e Alex Teixeira. Dessa forma, o centroavante fez cruzamento para a área e o camisa 7 se antecipou ao zagueiro do Flamengo e se jogou para fazer de cabeça.

Figueiredo que saiu do banco de reservas, chegou atrasado e cometeu uma falta no lado esquerdo do campo de defesa. Arrascaeta cobrou para a área e encontrou Fabrício Bruno na segunda trave, que cabeceou para marcar o gol da vitória. Na ótica do Vasco, o zagueiro do Rubro-Negro apareceu sozinho, uma falha coletiva de marcação e de comunicação. No caso entre Pumita, Andrey e o goleiro Léo Jardim, que ficou na indecisão se sairia do gol ou não.

Outros pontos negativos

Além do espaço que o meio-campo do Flamengo teve para jogar, as falhas defensivas e o erro de Barbieri na escalação inicial, o Cruz-Maltino abdicou do seu estilo ofensivo de jogo. Obviamente, o Rubro-Negro possui um elenco mais qualificado. A estratégia do time de São Januário deu certo no primeiro duelo. Contudo, dessa vez, faltou eficiência.

Exemplo disso é que o Vasco finalizou apenas 13 vezes, muito abaixo da sua média de pouco mais de 17 chutes por jogo. O ponto positivo fica pela eficiência no quesito, pois conseguiu marcar dois tentos.

Mesmo assim, no confronto decisivo do próximo domingo, o Cruz-Maltino vai precisar retomar o caráter ofensivo para conseguir a classificação para a final. Uma vitória simples garante a vaga ao Vasco para a decisão do Carioca.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Berbert

Posts Recentes

Destaque da Colômbia, James afirma: ‘Me sinto à vontade na seleção’

James Rodríguez vem fazendo uma Copa América excelente com a camisa da Colômbia. Em nada…

3 de julho de 2024

Endrick lamenta suspensão de Vini Jr contra o Uruguai: ‘Sem ele é difícil’

Endrick lamentou a suspensão de Vini Jr para o próximo desafio do Brasil pela Copa…

3 de julho de 2024

Dorival Jr reclama da arbitragem: ‘Fomos muito prejudicados’

Após o empate em 1 a 1 do Brasil com a Colômbia, nesta terça-feira (2/7)…

3 de julho de 2024

Marquinhos critica atuação do Brasil: ‘Muito a melhorar’

Em um dia de pouca inspiração, a Seleção Brasileira empatou com a Colômbia por 1…

3 de julho de 2024

Danilo minimiza ausência de Vini Jr nas quartas da Copa América

O lateral direito Danilo falou após o empate amargo da Seleção Brasileira por 1 a…

3 de julho de 2024

Novorizontino e Mirassol empatam e seguem no meio da tabela da Série B

No jogo que marcou o encerramento da 13ª rodada da Série B do Brasileiro, Novorizontino…

3 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!