Após 23 anos, Vasco e Palmeiras voltam a se enfrentar pelo Maracanã, neste domingo (23). A partida será válida pela segunda rodada do Serie A e marca a estreia da equipe carioca como mandante no torneio. Bem como o retorno à elite do futebol brasileiro depois de dois anos na Segunda Divisão.

O último encontro entre as equipes no estádio foi em 2000, quando decidiram o torneio Rio-São Paulo. O Alviverde venceu o jogo e sagrou-se campeão, após também ter conquistado um triunfo no primeiro jogo da decisão.

Aliás, os paulistas não perdem há seis jogos no Maracanã para os cariocas. No caso, vem de duas vitórias e três empates. Neste período, as equipes se enfrentaram também pela final do Campeonato Brasileiro de 1997.

O Cruz-Maltino venceu a competição, após dois empates. A última vitória do time carioca sobre o Palmeiras no estádio ocorreu na edição de 1971 do Brasileiro.

Partida entre Vasco e Cruzeiro que ocorreu no Maracanã durante processo de reaproximação do clube carioca com o estádio  – Daniel RAMALHO / CRVG

Relação entre Vasco e Maracanã

Mesmo com São Januário, a relação entre o Maracanã e Vasco sempre foi próxima. Afinal, o Cruz-Maltino foi o primeiro campeão carioca após a inauguração do palco e pode escolher onde sua torcida se localizaria, o que se tornou uma tradição.

A questão é que nos últimos anos houve um distanciamento e abalo nesta relação. Prova disso é que a última vez que o clube carioca mandou uma partida no estádio foi em 2019, na última rodada da Séria, no empate por 1 a 1 com a Chapecoense.

Anteriormente, o Maracanã foi uma carta na manga das diretorias que administraram o Vasco em momentos de crise. Especialmente quando o time estava brigando contra o rebaixamento. O palco era uma carta na manga para a realização de promoções de ingressos e consequentemente se reaproximar da torcida.

Desde que a 777 Partners assumiu o departamento de futebol do clube, uma das prioridades é reatar a relação com o Maracanã. Esta é a terceira vez na administração da empresa norte-americana que o Vasco solicita o uso do estádio.

Inclusive, é o segundo episódio em que o Cruz-Maltino precisou entrar na Justiça para conseguir o direito de utilizar o palco. Isso porque há uma briga com Flamengo e Fluminense que são os gestores do estádio para utilizá-lo.

Sequência negativa no estádio

O retrospecto recente do Vasco no Maracanã atuando no Campeonato Brasileiro não é positivo. Afinal, vem de três jogos sem vencer, sendo dois empates e uma derrota.

Últimos jogos na Série A que o Vasco foi mandante no Maracanã

Vasco 1 x 1 Chapecoense – 38ª rodada do Brasileiro de 2019
Cruz-Maltino 0 x 3 Santos – 22ª rodada da Série A de 2018
Vasco 1 x 1 Coritiba – 30ª rodada do Brasileiro de 2017
Cruz-Maltino 1 x 0 Botafogo – 28ª rodada da Série A de 2017
Vasco 0 x 0 Joinville – 17ª rodada do Brasileiro de 2015

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários