Uma nova posição se tornou prioridade do Vasco no mercado. Com a má fase das opções do elenco e a lesão na coxa de Manu Capasso, a diretoria já faz contatos para contratar um zagueiro que atue pelo lado direito. Os principais nomes que surgem nas últimas 48 horas são o de Balbuena, do Corinthians, de Lyanco, do Southampton-ING, e de Sebastián Boselli, recém-campeão mundial sub-20 com o Uruguai.

No caso do paraguaio de 31 anos, inclusive, já foi feito um contato entre os clubes. O diretor esportivo da SAF, Paulo Bracks, está à frente das tratativas e o técnico Maurício Barbieri já o teria aprovado. No entanto, Balbuena tem salário muito alto no Timão e talvez precise topar uma redução. De acordo com o ‘Canal do Nicola’, os vencimentos do jogador estão na casa dos R$ 800 mil.

Balbuena é uma das principais opções do momento para o Vasco – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A boa notícia, por sua vez, é que o zagueiro está em fim de contrato e poderia chegar de graça. Ele pertence ao Dínamo Moscou, mas está protegido pela cláusula da Fifa, que permite que, enquanto a guerra estiver em curso, os atletas estrangeiros estão liberados para não jogar na Rússia e na Ucrânia. Mesmo sem destaque em sua segunda passagem pelo Corinthians, é desejo de Balbuena permanecer no futebol brasileiro.

Além dele, Lyanco, do Southampton, volta ao radar. O zagueiro de 26 anos foi rebaixado com o clube inglês na Premier League e estaria aberto a um possível retorno ao país. Porém, ele tem contrato até 2025 por lá. Inclusive, Lyanco já foi alvo do próprio Vasco após a entrada da SAF.

Jovens zagueiros campeões sub-20 especulados

Um caminho diferente seria manter a filosofia da 777 Partners, dona de 70% das ações do futebol do Vasco, de apostar em jogadores jovens e com potencial para venda. Assim, as alternativas especuladas são dois titulares do Uruguai sub-20, recém-campeão mundial da categoria. Alan Maturro, do Genoa-ITA, clube que também pertence ao grupo norte-americano, poderia ser emprestado. E Sebastián Boselli, que é do Defensor-URU, já vem sendo cobiçado por outros times do continente. Ambos entraram na seleção final da Fifa na competição.

Uruguai
Boselli (2) e companheiros uruguaios celebram o primeiro título mundial sub-20 – Foto: Luis Robayo / AFP

Além deles, a diretoria monitora mais nomes do mercado sul-americano e da Série B do Brasileirão. Afinal, a lesão de Capasso deve tirá-lo de ação por ao menos um mês. Ou seja, ele perderia o restante do primeiro turno. Entretanto, o departamento médico ainda não confirmou a gravidade do estiramento na coxa do argentino. A questão é que o problema da defesa também passa pela falta de confiança nas opções atuais, por conta dos seguidos erros de Capasso e de Robson, que também já teve três lesões na temporada.

Para o jogo contra o Goiás, no dia 22, em São Januário, Miranda deve retornar ao time titular. Suspenso pelo terceiro amarelo, Robson também é desfalque certo. O único intocável é o capitão Léo, que tem Zé Vitor, de 21 anos, como reserva direto. Vale lembrar que os clubes brasileiros poderão inscrever novos jogadores apenas a partir do dia 3 de julho, quando reabre a janela de transferências da CBF.

 

Comentários