Vasco e Botafogo mediram forças na noite desta segunda-feira, em São Januário
Vasco e Botafogo mediram forças na noite desta segunda-feira, em São Januário - Foto: Vitor Silva/Botafogo

Deu Vasco no clássico carioca diante do Botafogo, em São Januário, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Paulo Henrique no primeiro tempo, os cruz-maltinos venceram por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (6) e, enfim, saíram da zona de rebaixamento.

Com o resultado, o Cruz-Maltino chega a 37 pontos, pulando para a 15ª colocação. A pontuação é a mesma do Cruzeiro, que abre o Z4, mas a equipe carioca leva a melhor nos critérios de desempate. Já o Glorioso chega a três derrotas seguidas e segue estacionado nos 59 pontos, ainda na liderança. Mas com a mesma pontuação do Palmeiras. O time de Lucio Flavio, porém, tem uma partida a menos.

Primeiro tempo

Em um clássico com tensões diferentes, houve um temor inicial das equipes em se arriscar. Assim, a primeira etapa foi marcada pela cautela. O Botafogo teve maior articulação nos primeiros 20 minutos, mas encontrou dificuldades para romper a última linha de marcação do adversário. O Vasco, por outro lado, pecava nas transições.

Vasco e Botafogo mediram forças na noite desta segunda-feira, em São Januário –  Foto: Vitor Silva/Botafogo

Mas o cenário mudou. Aos 28, Paulo Henrique fez ótima jogada individual, driblando dois marcadores antes de finalizar no canto de Perri para balançar a rede. A partir daí, o Glorioso passou a se expor mais e sofreu contragolpes. Paulinho, em cabeceio, quase ampliou.

Segundo tempo

O Botafogo retornou do intervalo aumentando sua presença no meio-campo para ganhar o setor e, assim, pressionar o Vasco. Contudo, a qualidade ofensiva deixou a desejar. Tiquinho, Victor Sá e Junior Santo estiveram em noite apagada. Prova disso é que o goleiro Léo Jardim trabalhou pouco. O Glorioso buscou apostar nos cruzamentos, mas o Vasco se comportou bem na defesa à espera de contragolpes. Segovinha, Diego Costa, Carlos Alberto entraram, mas não mudaram o panorama do clássico.

O Vasco esboçou contra-ataques na reta final, mas se destacou por administrar bem o jogo com grande entrega dos seus jogadores. No fim, o Botafogo largou a tática e partiu para a correria. O placar, contudo, se manteve favorável aos cruz-maltinos.

Próximos jogos

Vasco e Botafogo retornam a campo pelo Brasileirão em datas diferentes. Na quinta-feira (9), o Glorioso enfrenta o Grêmio às 20h, novamente em São Januário, mas como mandante. Com jogo adiado, o Cruz-Maltino só volta a jogar no domingo (12), quando enfrenta o América-MG, em São Januário.

VASCO 1×0 BOTAFOGO

32ª rodada do Brasileirão Série A
Data:
6/11/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Público: 21.043 (20.557 pagantes)
Renda: R$ 1.033.486,00
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho (Jair, 39’/2ºT); Erick Marcus (Alex Teixeira, 5’/2ºT), Gabriel Pec (Leo, 44’/2ºT) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido (Carlos Alberto, 40’/2ºT), Philipe Sampaio, Bastos (Diego Costa, 12’/2ºT) e Marçal (Hugo, 12’/2ºT); Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovinha, 20’/2ºT), Victor Sá (Luis Henrique, 40’/2ºT) e Tiquinho Soares. Técnico: Lucio Flavio.
Gol: Paulo Henrique, 29’/1ºT (1-0)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartão Amarelo: Medel, Paulinho (VAS); Marçal, Tiquinho Soares, Diego Costa (BOT)
Cartão Vermelho:

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Comentários