Os bons números do Vasco no returno do Brasileirão passam pela evolução da defesa sob o comando de Ramón Díaz. Mais precisamente, com a entrada de Maicon ao lado de Gary Medel, o time passou a ser ainda menos vazado. Na derrota para o Corinthians, na última terça-feira, porém, a zaga foi desfigurada e levou quatro gols. Agora, contra o Grêmio, domingo, a formação titular está de volta.

Com isso, também cresce a esperança de uma vitória em Porto Alegre, que pode salvar o Vasco do rebaixamento a uma rodada do fim da competição. Afinal, desde que Maicon assumiu a vaga de Léo, o Cruz-Maltino sofreu apenas quatro gols em seis partidas. No total, incluindo a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, em agosto, em que o camisa 4 também substituiu o antigo capitão, foram cinco em sete. A média é 0.7 gols por jogo, o que é superior, por exemplo, à melhor defesa do Brasileirão – o Atlético-MG (0.75, com 27 em 36 confrontos).

Maicon-Medel como titulares do Vasco:

Palmeiras (fora de casa) – 1 gol sofrido
Goiás (fora de casa) – 1 gol
Cuiabá (fora de casa) – 0 gol
Botafogo (em casa) – 0 gol
América-MG (em casa) – 1 gol
Cruzeiro (fora de casa) – 2 gols
Athletico-PR (fora de casa) – 0 gol

Maicon é a esperança de reajustar a defesa do Botafogo – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Destas sete partidas, inclusive, cinco foram fora de casa, o que eleva mais o nível de dificuldade. Após suspensão pelo terceiro cartão amarelo, Maicon retorna à equipe, assim como os reservas Léo e Robson Bambu. Diante do Corinthians, em São Januário, o argentino Capasso formou a linha de zaga com Medel e foi muito mal. Na lateral direita, Puma voltou a ser titular, no lugar de Paulo Henrique.

“Jogamos três partidas a cada três dias. Tivemos três zagueiros e Marlon (Gomes), um dos melhores jogadores que temos, suspensos. Sentimos a ausência de jogadores importantes, mas assim é o futebol. Vamos competir até o final”, disse Ramón Díaz, após a derrota para o Timão, sobre o peso dos desfalques.

O desafio da vez é um dos mais difíceis do Vasco. O Grêmio, afinal, ainda tem chances de ser campeão. Em quinto lugar, derrotou o Goiás na última quarta na Arena, onde vai ser o jogo contra os cariocas. Além disso, é o segundo melhor mandante do Brasileirão, com 41 pontos conquistados em 18 partidas – está atrás somente do Fluminense.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários