O Campeonato Brasileiro está entrando em sua reta final e os times começam a ver a competição com outros olhos. Alguns desses olhares são mais desesperados que os outros. Em São Januário, dois times que lutam para não cair se enfrentam, neste sábado (16), às 21h (de Brasília), pela 30ª rodada. Vasco e Coritiba, em momentos diferentes no torneio, duelam para pontuar e ficar mais perto de seus respectivos objetivos.

Fora da zona do rebaixamento já desde a estreia de Luxa, o time da casa vem da possível melhor atuação na temporada. Vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, com ótimo uso de jogadores da base, que parecem estar em seu melhor momento na competição. Já o Coritiba, que estreia o técnico Gustavo Morínigo, é o lanterna e pode praticamente selar sua queda em caso de derrota. Com apenas 22 pontos e a dez de sair do Z4, o Coxa pode ver essa distância aumentar para 13 a sete rodadas do fim do Campeonato, o que o deixaria numa missão quase impossível.

Como vem o Vasco

Os mandantes conseguiram respirar mais aliviados desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo. Sufocado por maus resultados, brigas políticas e desentendimentos entre atletas e o técnico português Ricardo Sá Pinto, o clube vê o clima melhorar radicalmente em 2021. Após empatar com o Atlético-GO, em Goiânia, e golear o rival Botafogo atuando bem em ambas oportunidades, o torcedor deposita muito otimismo para o jogo de logo mais.

Além disso, essa será a primeira partida de Benítez desde seu retorno ao clube. Por estar voltando de lesão, Luxemburgo deve começar com o argentino no banco. Com a volta de Léo Matos após cumprir suspensão, a tendência é que a única mudança no time titular que goleou o Botafogo seja seu retorno no lugar de Cayo Tenório na lateral-direita. O zagueiro Ricardo Graça, recuperando-se de uma cirurgia para retirar o apêndice, é o único desfalque. Com isso, Werley segue fazendo dupla com Leandro Castan na zaga. Vale lembrar que o Vasco ainda não sofreu gols com Luxa no banco.

Em 15º, a três pontos da zona de rebaixamento, o time da Colina enxerga que uma vitória pode fazer mudar os planos da equipe para o campeonato, vendo a zona de classificação para a Copa Sul-Americana cada vez mais perto (hoje, quatro pontos separam o Vasco do Bragantino, último time da Sula – mas vale lembrar que outras duas vagas podem ser abertas por conta de Grêmio, Palmeiras e Santos nas finais da Copa do Brasil e Copa Libertadores).

Como vem o Coritiba

De técnico novo, o Coritiba tem um desfalque importante para o jogo no Rio de Janeiro. O estreante Gustavo Morínigo não poderá contar com Robson, artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols, suspenso e deverá substituí-lo por Neilton. Outro problema no ataque é quanto à participação de Cerutti. O atacante se recupera de dores na coxa e não participou das atividades na semana. Matheus Galdezani, Matheus Sales (volantes) e Rafinha (meia-atacante) estão em situação parecida.

O meia Mattheus Oliveira, filho de Bebeto, volta de lesão e pode aparecer na escalação titular. O mesmo acontece com o lateral-esquerdo Jonathan, que pode jogar na vaga de Guilherme Biro. Em último no Brasileirão, com somente 22 pontos, uma vitória pode dar um gás para a equipe Coxa Branca, que poderia ultrapassar o Botafogo e se aproximar do “G16”. Porém, caso contrário, a derrota o deixaria com os dois pés na segunda divisão de 2021. A esperança do Coritiba vem no retrospecto positivo contra o Vasco nos últimos anos. Confira aqui!

VASCO x CORITIBA – 30ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Data e Hora: 16/01/2021, sábado, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

VASCO: Fernando Miguel; Léo Matos, Werley, Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil e Juninho; Pikachu, Germán Cano e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORITIBA: Wilson; Maílton, Rhodolfo, Sabino e Guilherme Biro (Jonathan); Hugo Moura, Nathal Silva e Sarrafiore; Pablo Thomaz (Cerutti), Neilton e Ricardo Oliveira. Técnico: Gustavo Morígino.

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Onde assistir: Somente Premiere

Comentários