Chegou a hora da última rodada do Campeonato Brasileiro! Nesta quinta-feira (25), Vasco e Goiás jogam em São Januário e se despedem da competição, em partida que rola às 21h30 (de Brasília), na capital carioca. O Esmeraldino já está rebaixado, mas o Vasco tem pequenas chances de sobrevivência, que estarão melhor destrinchadas ao longo da matéria.

Como vem o Vasco

O empate com o Corinthians, no último domingo (21), teve clima de rebaixamento para os jogadores do Vasco. Com apenas um ponto conquistado, o time ficou a três pontos do Fortaleza e praticamente selou a queda pelo fato da única chance matemática de permanência ser a seguinte combinação: vencer esta partida contra o Goiás, torcer para o Fluminense derrotar o Tricolor cearense no Rio de Janeiro e, de quebra, tirar 12 gols de saldo na soma destes jogos (exemplo: Vasco 6×0 Goiás e Fluminense 6×0 Fortaleza). Porém, ainda há um outro caminho pelo qual o clube está buscando a permanência.

Jogo contra o Inter pode ser impugnado e jogado novamente. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

O caso do jogo contra o Internacional está andando no tribunal do STJD e pode ter parecer favorável ao Cruz-maltino. Caso isto de fato aconteça, o Vasco teria uma nova chance de ficar na Série A com a remarcação da partida contra o Colorado. Mas, para isso, precisa ao menos, pontuar contra o Goiás. Por isso o jogo contra os goianos é tratado como uma final para os atletas, que estão sendo estimulados a jogar a vida em São Januário.

Quanto à escalação, é possível que se veja a repetição do time que ficou no 0 a 0 contra o Corinthians. Isso porque o Vasco não tem jogadores suspensos, nem novos lesionados. Werley e Benítez seguem em tratamento e dificilmente estarão à disposição de Vanderlei Luxemburgo para o duelo contra o Goiás. Vale lembrar que essa pode ser a última partida de muitos jogadores com a camisa do Vasco, principalmente se a equipe for, de fato, rebaixada para a Segunda Divisão do futebol brasileiro.

Como vem o Goiás

O Esmeraldino foi rebaixado matematicamente para a Série B 2021 ao empatar, também em 0 a 0, com o Bragantino, em partida realizada no último domingo. Para o jogo contra o Vasco, seria apenas uma oportunidade de encerrar sua participação no certame uma posição acima da atual: o time de Glauber Ramos vem na 18º posição e pode roubar a colocação do próprio adversário desta quinta, visto que o Vasco atualmente vem em 17º, com um ponto a mais

O time que vai a campo deve ter algumas mudanças em relação à penúltima rodada do certame. O goleiro Marcelo Rangel e o zagueiro Heron estão machucados e não vão a campo. O arqueiro, com uma lombalgia, não tem condições de jogo. O zagueiro, por outro lado, já até treinou após sofrer uma pancada na cabeça diante o Bragantino, mas, por precaução, será poupado. Vale lembrar que o Campeonato Goiano 2021 já começou e o Esmeraldino tem jogo no domingo pelo torneio. O terceiro desfalque é o volante Daniel de Pauli, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Fernandão é uma das esperanças de gol do Goiás. Foto: Divulgação/Goiás

Confronto recente

Vale o lembrete de que Vasco e Goiás já se enfrentaram em São Januário nesta temporada. Foi pela terceira fase da Copa do Brasil, em março, no último jogo com torcida antes da pandemia do novo Coronavírus começar. O Esmeraldino se deu melhor: vitória por 1 a 0, gol de Fábio Sanches. Porém, na volta, após vários meses de paralisação no futebol mundial, o Vasco venceu por 2 a 1 e levou o jogo para os pênaltis, avançando graças a duas defesas de Fernando Miguel.

VASCO X GOIÁS – 38ª RODADA DO BRASILEIRÃO

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: Quinta-feira, 25/02/2021, às 21h30 (de Brasília)

VASCO: Fernando Miguel; Léo Matos, Marcelo Alves (Ricardo Graça), Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil (Caio Lopes ou Juninho) e Benítez (Carlinhos); Yago Pikachu (Juninho), Germán Cano e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GOIÁS: Tadeu; Shaylon, Fábio Sanches, David Duarte e Jefferson; Breno, Henrique Lordelo e Miguel Figueira; Vinícius, Fernandão e Rafael Moura. Técnico: Glauber Ramos

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Igor Junior Benevenuto de Oliveira (MG)

Onde assistir: SporTV 2 e Premiere

Comentários