Vai começar a luta por acesso para a elite do futebol brasileiro para Vasco e Operário-PR! Os times se enfrentam na manhã deste sábado (29) para estrearem na Série B, a segunda divisão do futebol nacional, com direito a possíveis reencontros. Esta é a quarta aparição do Cruz-maltino na competição, enquanto o Fantasma vai para sua sétima disputa.

Como chega o Vasco?

No último jogo da temporada, sábado passado (22), o Cruz-maltino se despediu do Campeonato Carioca na quinta posição, com a conquista da Taça Rio sobre o Botafogo, outro rival de Série B. Por seu elenco robusto e repleto de jogadores nível Série A, o time chega credenciado como um dos principais candidatos ao título e certamente como favorito a garantir uma das quatro vagas para a Série A.

Vanderlei é um dos pilares do time do Vasco para a difícil Série B-2021 – Rafael Ribeiro/Vasco

O técnico Marcelo Cabo, apesar de ter três novos reforços recém-chegados ao elenco, deverá manter o time que vem atuando. Inclusive, apenas um deles está regularizado: Sarrafiore, o meia argentino oriundo do Internacional. Já Michel, que veio do Grêmio, e Daniel Amorim, ex-Tombense, ainda não podem jogar.

Com isso, a tendência é que se repita a escalação utilizada na derrota por 1 a 0 para o Botafogo. Leandro Castan, zagueiro e capitão do time, está fora por conta de um edema muscular na coxa direita. Marquinhos Gabriel se recupera de lesão na coxa esquerda. Bruno Gomes, que foi poupado contra o Glorioso, deve ficar à disposição. Na frente, o jovem Figueiredo pode aparecer na vaga de Léo Jabá, titular na despedida no Carioca.

E o Operário?

O centroavante Ricardo Bueno, de 33 anos, é o artilheiro do time no Campeonato Paranaense, competição cujo time está na semifinal contra o Londrina (outro que joga a Série B), em disputa que ainda tem datas por definir. Foram três gols para o jogador, que poderá ter a companhia de Rodrigo Pimpão, recém-contratado e antigo conhecido do torcedor Cruz-maltino.

Rodrigo Pimpão é o principal reforço do Operário para a Série B – André Jonsson/OFEC

Foi dele o primeiro gol do Vasco na história da Série B, na primeira rodada da edição de 2009, quando o time carioca venceu o Brasiliense por 1 a 0. O jogador chega proveniente do CRB, de Alagoas, e ainda não fez sua estreia pelo time. Regularizado, ele pode fazer sua primeira aparição pela equipe logo contra seu ex-clube.

Além dele, Pedro Ken, volante que passou por São Januário entre 2013 e 2014, é outro rosto conhecido. Ele não vem sendo titular, também ficando como opção para o técnico Matheus Costa.

O Operário, que disputará sua terceira Segundona seguida, não joga a Série A desde o longínquo ano de 1979. Em 2020, o Fantasma terminou em oitavo na segundona, com 57, quatro a menos que o Cuiabá, último time a garantir vaga na elite.

VASCO x OPERÁRIO-PR

SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO – 1ª RODADA

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: Sábado, 29/05/2021, às 1h (de Brasília)

VASCO: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca; Andrey, Matías Galarza e Gabriel Pec; Léo Jabá (Figueiredo), Morato e Germán Cano. Técnico: Marcelo Cabo

OPERÁRIO-PR: Simão; Alex Silva, Reniê, Rodolfo Filemon e Djalma Silva; Rafael Chorão (Marcelo Santos), Tomas Bastos e Leandrinho; Jean Carlo, Ricardo Bueno e Felipe Garcia. Técnico: Matheus Costa

Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Não haverá presença do VAR no jogo

Onde assistir: Premiere

Comentários