O desempenho defensivo do Vasco melhorou com as orientações de Fernando Diniz, mas os números em 2021 assustam para esta reta final da Série B. Em 80% dos seus confrontos na temporada, sofreu gols. Das 50 partidas disputadas até agora, em 40 delas a retaguarda foi superada. Com isso, o clube alcançou sua pior marca neste século, superando 2013, ano em que foi rebaixado no Brasileirão e teve a defesa vazada em 78% dos jogos.

Diante do CRB na estreia de Diniz, vascaínos sofreram o empate nos acréscimos – Francisco Cedrim/AscomCRB

O Jogada10 traçou uma comparação com o desempenho do setor defensivo nos outros anos em que o Cruz-Maltino esteve na Segunda Divisão. Em sua primeira participação fora da elite, ocorrida em 2009, o time então dirigido por Dorival Júnior teve as redes balançadas em 52% das partidas. Cinco anos depois, aumentou para quase 65%. Em 2016 os números de gols sofridos correspondem a 61%. Conforme o joganauta pode conferir, nada que se compare aos 80% da atual temporada.

Nas 29 rodadas da Série B até o momento, a defesa cruz-maltina não foi vazada em apenas oito duelos, dois deles já com Fernando Diniz – nas vitórias sobre Brusque (1 a 0) e Goiás (2 a 0). Restam nove finais para o Vasco buscar o acesso e, mais do que nunca, será preciso saber se defender para não dificultar ainda mais o trabalho de Nenê & Cia. lá na frente.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários