Após a vitória do Vasco sobre a Ponte Preta na véspera, São Januário foi palco, na noite desta quinta-feira (28), para a inauguração da estátua de Roberto Dinamite. Entre os convidados, ex-companheiros, como Bebeto, Tita, Geovane, e Mauricinho, e rivais históricos, entre eles Zico e Júnior. Juntos, em uma só voz, celebraram ao lado do maior jogador da história do Cruz-Maltino.

Roberto Dinamite, ao lado de sua estátua em São Januário – Daniel Ramalho / CRVG

Ao entrar no gramado, Roberto foi aclamado pelos torcedores. Completamente emocionado, derreteu-se em palavras ao falar sobre sua relação de amor com o clube da Colina, onde escreveu sua história, tornando-se um dos maiores atacantes do futebol brasileiro, com recordes estabelecidos até os dias atuais.

Compareceram ao evento festivo muitos ex-jogadores, independentemente de terem atuado ao lado ou contra o ídolo. Além dos já citados, a lista inclui Acácio, Bismarck, Dé Aranha, Sorato, William, Zé Mário, Antônio Lopes, Edu, Joel Santana, Jayme de Almeida, Ernani e Mauro Galvão. Celebridades vascaínas como o ator Bruno Mazzeo e o cantor Fagner também marcaram presença.

Roberto foi ovacionado pela torcida presente nas arquibancadas – Daniel Ramalho / CRVG

“A estátua está muito bonita. Era algo que eu não poderia imaginar. Estou numa posição aqui onde a 50 metros inicei minha carreira aos 14 anos. Depois fui para dentro do campo e 20 anos de carreira jogando e defendendo o Vasco sempre com muito amor e superação. É um casamento que deu certo, apesar de momentos de dificuldades. E esta é a minha grande conquista: fechar com chave de ouro um trabalho de mais de 20 anos. Muito obrigado ao Vasco da Gama, à torcida do Vasco. O clube está no meu coração. Espero que o Vasco possa dar mais um passo para superar o momento atual. Não só vitórias, mas também com títulos. E para isso aocntecer, o vascaíno precisa estar unido”, declarou Dinamite.

Um dos companheiros de Roberto no ataque cruz-maltino, Bebeto destacou a importância da homenagem:

“Sempre falo que Zico e Roberto foram os meus maiores ídolos e tive a felicidade de jogar com os dois. Roberto é o maior artilheiro da história do clube, é e sempre será o maior ídolo do Vasco e é um prazer estar aqui nessa homenagem merecida demais. O Vascocumpre seu papel em homenagear seus ídolos. E em vida, né?! Quando venho aqui passa tanta coisa boa pela minha cabeça, essa torcida ficará guardada para semrpe no meu coração”.

Autor do gol que deu o bicampeonato brasileiro ao Vasco em 1989, Sorato lembrou o papel de Roberto em sua formação como centroavante do clube.

“Roberto sempre foi uma inspiração para mim, o ídolo maior do clube. Sou criado na base do Vasco, e desde que eu cheguei eu sentava na social para ver os treinos dele para aprender, já que jogamos na mesma posição. Quando que na minha vida eu poderia imaginar chegar no Vasco e jogar com o Roberto. E isso aconteceu. Depois ficamos amigos, pude conviver com a família e conhecer não apenas o profissional, mas o ser humano incrível que ele é”, relatou.

Momento em que a estátua é revelada a Roberto e aos presentes na Colina Histórica – Joel Silva / Jogada10

Outro que jogou ao lado do ídolo vascaíno, Dé Aranha descreveu como justa a homenagem com a estátua de Dinamite.

“Justiça. Roberto teve alguns ‘problemas’ em sua vida como dirigente de futebol, mas foi o maior jogador do Vasco de todos os tempos. Felizmente há o reconhecimento da diretoria do clube e em vida. Não apenas o título de benemérito do Vasco da Gama, mas essa estátua aqui em São Januário. Dificilmente sua marca de maior artilheiro em Brasileiros será batida. O clube até poderá ter outros ídolos, mas não acredito que alguém atinja a situação de um Bellini ou o Robeto. Quem viu a performance do Roberto, viu; quem não viu, azar”, afirmou.

No palco montado ao lado da estátua, que fica localizada atrás do gol da curva das arquibancadas de São Januário, no lado oposto a de Romário, muitos ex-jogadores subiram ao local para demonstrar carinho a Roberto Dinamite em palavras. Para a festa ficar completa, houve presentações de vascaínos ilustres, como Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Fernanda Abreu, assim como a Escola de Samba União Cruzmaltina.

Quatro mil ingressos colocados à disposição para os torcedores estenderem a festa às arquibancadas. Enquanto isso, na social, era possível notar o mosaico montado com o nome de Dinamite.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários