Contra o Fortaleza, nesta quarta (10), o Vasco terá a oportunidade de vencer um jejum que vem de longa data. Desde 2003, primeiro ano do Campeonato Brasileiro no formato de pontos corridos, que o Cruz-maltino não sabe o que é vencer o Tricolor na Arena Castelão. Na ocasião, vitória vascaína por 1 a 0 com gol de Marcelinho Carioca. Jogadores como Fábio, ídolo do Cruzeiro, e Edmundo atuaram pela equipe carioca na partida.

De lá para cá, no entanto, foram quatro jogos e nenhuma vitória do Vasco. Não que o Fortaleza esteja sobrando: das quatro partidas, foram três empates e apenas uma vitória do Fortaleza, em 2005, por 4 a 2. No ano seguinte foi a vez das equipes ficarem no 1 a 1, mesmo placar das duas partidas seguintes.

Marcelinho Carioca marcou muitos gols com a camisa do Vasco – um deles contra o Fortaleza – Arquivo Pessoal

Em 2009, o confronto foi válido pela Série B do Brasileirão. Novo 1 a 1 na campanha que terminou com o título do Vasco e o rebaixamento do Fortaleza. Depois deste duelo, um hiato de dez anos sem encontros entre ambos. O Leão só voltou para a Série A em 2019 e, novamente, as equipes ficaram no empate em um gol para cada. A curiosidade é que o técnico do Vasco na ocasião era Vanderlei Luxemburgo, treinador atual do Cruz-maltino.

E em 2020? O Vasco consegue mudar o panorama dos encontros recentes, veremos novo empate ou o Fortaleza volta a triunfar sobre o rival carioca? O jogo vale muito para as pretensões de ambos na competição: em 17º com 37 pontos, o Gigante da Colina está duas posições atrás do Fortaleza com um ponto a menos. Ou seja: um legítimo jogo de seis pontos. Quem ganhar se afasta do Z4 e quem perder precisará ter atenção redobrada nas últimas três rodadas da competição.

Confira a lista de jogos entre Fortaleza e Vasco na Arena Castelão:

2003 – Fortaleza 0x1 Vasco – Brasileirão
2005 – Fortaleza 4×2 Vasco – Brasileirão
2006 – Fortaleza 1×1 Vasco – Brasileirão
2009 – Fortaleza 1×1 Vasco – Brasileirão Série B
2019 – Fortaleza 1×1 Vasco – Brasileirão

Comentários