No dia em que o Vasco altera a sua tradicionalíssima camisa e faz uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta segunda (28), uma postagem do zagueiro titular Leandro Castan provocou uma enxurrada de críticas vindas da torcida. Em seu perfil no Instagram, o zagueiro, que é evangélico, publicou uma passagem bíblica do livro Gênesis: “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra”, inicia o trecho, que fala sobre uma passagem de Noé.

Postagem de Castan foi encarada como crítica ao movimento LGBTQIA+, cujo dia é celebrado nesta segunda – Reprodução

Os torcedores encararam a postagem como uma crítica indireta à causa LGBTQIA+ e não pouparam a postura do zagueiro nas redes sociais.

O Vasco entra em campo neste domingo (27), às 21h, para enfrentar o Brusque, pela Série B do Campeonato Brasileiro, e vai vestir uma camisa de apoio à causa, com as cores do arco-íris na tradicional faixa com a Cruz de Malta. Além disso, o clube montou um mosaico na parte social da arquibancada com a palavra ‘Respeito’.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Vasco se manifestou sobre a postagem do atleta nas redes sociais e reiterou seu posicionamento ao combate à homofobia, enaltecendo a democracia e a liberdade de expressão.

“O Vasco da Gama é um clube que se orgulha de ser um defensor histórico da diversidade, o que o torna, de fato, um clube de todos. A inclusão e acolhimento defendidos pelo Vasco pressupõem o respeito às individualidades e opiniões de seus atletas, colaboradores e torcedores. O Vasco está imbuído da missão de participar ativamente do debate acerca de temas importantes para a sociedade, o que não significa limitar a participação de quem quer que seja nessas discussões. O Clube mantém seu espírito democrático e espera de todos o respeito pela diversidade que sempre marcou a história do Vasco da Gama.”

Comentários