Riquelme deu as caras no elenco profissional do Vasco em abril de 2019, quando tinha apenas 16 anos. Por mais que o objetivo fosse proporcionar aos poucos uma ambientação ao cotidiano do grupo principal e a prática fosse considerada normal no clube, sua pouca idade atraiu holofotes. Mesmo retornando ao time de juniores em outubro do ano passado, o garoto soube esperar sua vez. Na atual temporada, as oportunidades surgiram em alguns jogos do Campeonato Carioca, mas nada que se compare ao que pode ser a sua primeira chance como titular, desta vez diante da Ponte Preta, pela Série B do Brasileiro.

Riquelme do Vasco - Rafael Ribeiro/Vasco
Riquelme deve ganhar minutagem no duelo em Campinas – Rafael Ribeiro/Vasco

O prodígio sagrou-se campeão estadual e foi lembrado para defender a Seleção Brasileira sub-20 no Torneio Internacional na Granja Comary, em dezembro. Sua mais recente oportunidade atuando como titular do Cruz-Maltino ocorreu há pouco mais de um mês na semifinal de ida do Estadual – derrota por 1 a 0 para o Madureira em ocasião na qual os titulares foram poupados e os reservas escalados por Marcelo Cabo.

Titular absoluto da posição, Zeca sentiu um desconforto muscular após o duelo diante do Boavista e deve ser preservado no confronto de domingo contra a Ponte Preta, pela segunda rodada da Série B do Brasileiro. Mesmo com o provável desfalque para o importante duelo, o técnico Marcelo Cabo deixou claro que a lateral esquerda está bem servida.

“Ele (Riquelme) entrou bem no sábado, foi bem de novo hoje (terça). Jogou 15 minutos. Está em um processo de evolução no dia a dia de trabalho. Vamos buscar dar minutagem a ele. Se a gente vai trazer mais algum lateral… no momento a gente não pensa, mas não posso dizer que não podemos olhar isso durante o ano”, disse o treinador cruz-maltino, dando respaldo ao jovem prata da casa, que entrou aos 25 minutos do segundo tempo contra o Boavista e se destacou com duas boas chegadas que levaram perigo ao adversário no duelo pela Copa do Brasil.

Ainda com 18 anos, Riquelme tem multa rescisória de 36 milhões de euros (aproximadamente R$ 239 milhões).

 

Comentários