O Vasco possui um longo histórico em revelar grandes goleiros e querendo dar continuidade a essa tradição, o clube está desenvolvendo uma metodologia para os arqueiros das categorias de base. Na última sexta-feira, foi apresentado as diretrizes do Documento Orientador da Preparação de Goleiros, que levou o nome do maior de todos os vascaínos na posição, Moacyr Barbosa.

Com contrato até dezembro de 2022, Castan despista sobre futuro no Vasco

“Seguindo a linha da continuidade, da progressão, da verticalização de todos os conceitos e conteúdos de treino, de todas as faixas etárias, respeitando cada fase sensível das categorias menores até chegar ao Sub-20. Nós temos dado essa integração de diversas formas e na preparação de goleiros não é diferente. É uma posição bem específica, atípica, singular e que precisa de um cuidado especial”, explicou o gerente das categorias de base, Rodrigo Dias.

Ivan Garcez com os goleiros da categoria sub-20 do Vasco – Foto: Vitor Brugger/Vasco

O projeto está em fase inicial e diversas reuniões ainda serão feitas para que o documento orientador seja assimilado por todos os treinadores de goleiros. Dentre eles, Ivan Garcez, da equipe sub-20 e reponsável por apresentar aos demais profissionaos os conceitos da nova metodologia de trabalho.

“É muito importante termos este documento como auxílio na otimização do processo de formação dos nossos goleiros, estabelecendo um conjunto de medidas tomadas para atingir objetivos, contendo diretrizes e orientações de acordo com as diferentes etapas de preparação do goleiro. A posição vem ganhando destaque na base, com goleiros promissores em diferentes categorias”.

Dos quatro goleiros do elenco profissional, três são formados nas categorias de base do Vasco. Lucão, que é o titular, Alexander e Halls. Vanderlei é a exceção.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários