O Vasco conseguiu feitos importantes na vitória de 3 a 1 sobre o Flamengo, nesta quinta-feira (15), no Maracanã, pela nona rodada do Cariocão. O Gigante da Colina, com muita aplicação e garra, jogou por terra um jejum de vitórias sobre o rival que durava quase cinco anos (17 jogos). De quebra, manteve vivas suas chances de classificação para a fase final do Campeonato Carioca, ocupando a quinta colocação com 13 pontos. Três a menos que o Fluminense, que fecha o G4 com 16. Do lado flamenguista, uma atuação bem abaixo dos seus melhores momentos. Léo Matos, Cano e Morato marcaram os gols vascaínos. Vitinho descontou para o Fla, que não teve o zagueiro Rodrigo Caio nem Arrascaeta, envolvido em questões contratuais. O clube da Gávea é o vice-líder com 19 pontos.

Léo Matos marcou o primeiro gol do Vasco contra o Flamengo – Rafael Ribeiro / Vasco

O Clássico dos Milhões começou animado no Maracanã. Com três minutos, Bruno Henrique assustou Lucão com uma cabeçada perigosa. Aos cinco, o Vasco abriu o marcador com Léo Mattos ganhando no alto uma disputa de cabeça com o zagueiro Bruno Vianna, que substituiu Rodrigo Caio. 1 a 0 Vascão. Outra mudança no Flamengo foi João Gomes no meio, no lugar de Arrascaeta, envolvido com o imbróglio contratual. Sem o uruguaio, o Rubro-Negro demonstrava uma certa desorganização, principalmente no meio campo, com a entrada de João Gomes, e o deslocamento de Gerson para o lado esquerdo. O Gigante da Colina, com uma forte marcação e bem fechado, explorando os contra-ataques, chegou ao segundo gol com o seu matador. Andrey deu bom passe para Morato, que achou Cano dentro da área. O argentino ajeitou e marcou com categoria um belo gol. 2 a o. Foi o primeiro gol de Cano contra o Flamengo. Os flamenguistas, diante da forte aplicação vascaína, só voltaram a assustar aos 44 minutos com Bruno Henrique, recebendo dentro da área, e batendo cruzado com perigo. Antes do intervalo, os ânimos se exaltaram com entradas mais duras, e as constantes e chatas discussões entre os bancos de reservas. Gabigol teve um primeiro tempo para esquecer, bem abaixo do normal.

SEGUNDO TEMPO

Morato marcou o terceiro gol do Vasco e imitou a dancinha do ídolo Edmundo – Reprodução de vídeo

Na volta do intervalo, o Flamengo entrou com Vitinho e Matheuzinho nos lugares de Isla e João Gomes. As mexidas melhoraram o rendimento rubro-negro. Logo aos oito minutos, Gerson arriscou bom chute de fora. Vitinho repetiu a dose. O Vasco mantinha a aplicação na marcação, porém mais recuado de forma perigosa, tentando assustar nos contra-ataques. O Fla seguia arriscando de fora da área com chutes perigosos, como o de Matheuzinho, aos 15 minutos. Usando muito o lado esquerdo, Filipe Luís cruzou para forte cabeçada de Bruno Henrique, exigindo uma grande defesa de Lucão. A pressão flamenguista só aumentava, embora as principais estrelas da equipe pouco brilhassem. Do lado vascaíno, Gabriel Pec e a dupla de zagueiros experientes Ernando e Castan também se destacavam pela garra e aplicação. A pressão do Fla prosseguiu, com os vascaínos se segurando com muita garra e disposição.

Vitinho quase marcou um gol do meio campo, após ver Lucão adiantado, aos 23. A tática do Vasco deu resultado. Aos 32, Morato recebeu um lindo lançamento na mesma linha e deu um drible desconcertante em Filipe Luís, para mandar para o fundo das redes, fazendo 3 a 0. O jogador, na comemoração, imitou a dança do eterno ídolo Edmundo, no famoso gol do craque em 1997, contra o mesmo adversário. Gabigol teve uma única oportunidade no segundo tempo, quase no final, aos 40, mas Lucão fez a defesa. Vitinho ainda marcou o gol de honra do Fla, aos 48. Grande vitória vascaína diante de um irreconhecível Flamengo.

FLAMENGO 1 x 3 VASCO – CAMPEONATO CARIOCA9ª RODADA
Data: 15/4/2021 – Maracanã – Portões fechados

Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho, a 0/2T), Bruno Viana, Arão e Filipe Luís; Diego, Gerson, João Gomes (Vitinho, a 0/2T) e Everton Ribeiro (Rodrigo Muniz, aos 30/2T); Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni. 

Vasco: Lucão, Léo Matos, Leandro Castan, Ernando e Zeca; Andrey (Miranda, aos 35/2T), Matías Galarza (Carlinhos, aos 43/2T) e Marquinhos Gabriel; Gabriel Pec (Bruno Gomes, aos 21/2T), Morato (Cayo Tenório, aos 35/2T) e Germán Cano (Léo Jabá, aos 35/2T). Técnico: Marcelo Cabo

GOLS: Léo Matos (0-1, aos 5/1T) e Cano (0-2, aos 27/1T), Morato (0-3, aos 32/2T), Vitinho (1-3, aos 48/2T)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo. Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa e Thiago H. Neto Correa Farinha.

Cartão Amarelo: Diego (Flamengo) e Galarza, Morato, Cayo Tenório e Léo Matos (Vasco)

Comentários