-

O Palmeiras levou a melhor no clássico paulista e venceu o Santos por 1 a 0 neste domingo (29), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Na Vila Belmiro, Gustavo Gómez, de cabeça, marcou o gol da vitória do Verdão, no segundo tempo da partida. Na etapa complementar, o time alviverde ainda teve uma cobrança desperdiçada com Raphael Veiga. Foi a primeira vez, após 24 cobranças, que ele perdeu um pênalti pelo clube paulista.

Com os três pontos conquistas fora de casa, o Palmeiras assumiu, provisoriamente, a liderança da competição, com 15 pontos. Vale lembrar que o Corinthians, segundo colocado, com 14 pontos, enfrenta o América-MG ainda neste domingo. Por sua vez, o Santos seguiu com os mesmos 11 pontos que iniciou a rodada, na sétima posição.

Gustavo Gómez garante vitória do Palmeiras na Vila Belmiro – Cesar Greco

Confira a tabela do Brasileirão

Os primeiros minutos da partida foram de controle do Palmeiras, principalmente pelo lado direito, na dobradinha entre Dudu e Marcos Rocha. O Santos chegou pela primeira vez ao ataque com perigo aos seis minutos. Marcos Leonardo recebeu pela ponta esquerda e cruzou para Léo Baptistão, que mandou a bola por cima do gol. Quatro minutos depois, o Peixe teve mais uma chance de gol, com Sandry, mas parou em Marcelo Lomba.

Aos 41′, após cabeçada de Madson, defendida pelo goleiro alviverde, Léo Baptistão pegou o rebote e tocou para Marcos Leonardo, que empurrou a bola para o fundo da rede. No entanto, o árbitro foi chamado pelo VAR para ver o vídeo e anulou o gol, em razão de uma falta de Baptistão no lance anterior. O Peixe foi quem chegou mais perto de abrir o placar, principalmente com a dupla Marcos Leonardo e Baptistão. O Palmeiras teve as suas melhores chances pelo lado direito, com Dudu e Veiga.

O segundo tempo começou com o mesmo cenário de grande parte do primeiro, com o Santos tomando conta das jogadas ofensivas. Dudu, do Palmeiras, foi substituído por Rafael Navarro, aos 15 minutos. O atacante, ao sair de campo, não mostrou estar satisfeito pela escolha do auxiliar João Martins. Após empurrão de Rodrigo Fernández em Marcos Rocha, o VAR , mais uma vez, chamou o árbitro Luiz Flávio de Oliveira para ver o vídeo. Ele marcou o pênalti. Fernádez recebeu amarelo (terceiro seguido) e não joga a próxima rodada. Veiga, que não costuma desperdiçar as cobranças, chutou na trave.

Após o pênalti perdido pelo Palmeiras, o técnico do Santos, Fabián Bustos, trocou Marcos Leonardo e Baptistão, que não mantiveram o ritmo da primeira etapa, por Rwan e Angulo. Aos 34′, Scarpa cobrou escanteio, Gustavo Gómez cabeceou, a bola desviou em Lucas Pires e matou o goleiro João Paulo, que não conseguiu fazer a defesa. Palmeiras 1 a 0. Atrás no placar, o Santos se lançou ao ataque, pressionando até o apito final, mas não conseguiu marcar o gol de empate.

Próximos jogos 

Na próxima rodada do Brasileirão, o Santos vai até Curitiba, na Arena da Baixada, enfrentar o Athletico, no dia 4 de junho. Já o Palmeiras, terá  sequência de dois jogos em casa, no Allianz Parque. No dia 5, recebe o Atlético. Já no dia 9, o confronto será contra o Botafogo.

SANTOS 0 X 1 PALMEIRAS

8ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29/05/2022
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Público  14.220
Renda: R$ 416.655,00
Santos: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Sandry (Bruno Oliveira, aos 38 e Vinícius Zanocelo (Lucas Braga, aos 38′ do 2°T); Léo Baptistão (Angulo, aos 28′ do 2°T), Marcos Leonardo (Rwan, aos 28′ do 2°T) e Jhojan Julio (Ricardo Goulart, aos 13′ do 2°T). Técnico: Fabián Bustos
Palmeiras: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo (Kaiky Naves, aos 16′ do 2°T) e Jorge; Gabriel Menino (Fabinho, aos 30′ do 2°T), Zé Rafael, Raphael Veiga (Breno Lopes, aos 44′ do 2°T) e Gustavo Scarpa; Rony (Atuesta, aos 43′ do 2° T) )e Dudu (Rafael Navarro, aos 15′ do 2°T). Técnico: João Martins (auxiliar)
Gol: Gustavo Gómez (34′ do 2°T)
Árbitro
: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luis Marques
VAR: Wagner Reway
Cartões Amarelos: Rodrigo Fernández, João Paulo, Maicon Bruno Oliveira e Zanocelo (SAN); Gabriel Menino (PAL)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários