0
-

Nesta quinta-feira foi realizada a cerimônia (online e sem a presença de público) The Best,  premiação da Fifa para os melhores da temporada. O evento foi marcado por muitas homenagens a gigantes do futebol que morreram recentemente: Diego Armando Maradona (em 25/11)e Paolo Rossi (em 9/12).  E o polonês Lewandowski ficou com o prêmio maior: o melhor da temporada

Eis os premiados:

Lewandowski  foi o The Best da temporada. Merecido – C. Stache;AFP

Jogador do ano (The Best)

Robert Lewandowski, atacante polonês do Bayern de Munique, foi escolhido em votação da Fifa o The Best ganhando pela primeira vez o prêmio The Best. Ele superou a dupla que vem dividindo quase todas as premiações desde 2008: Messi (Barcelona/ESP, vencedor em 2009/10/11/12/ 2015 e 2019) e Cristiano Ronaldo (Juventus/ITA, vencedor em 2008, 2013/14 e  2016/17). O único neste período a destronar a dupla foi o croata Modric, em 2018.

A  vitória de Lewa era esperada. O polonês foi o artilheiro do Campeonato Alemão (34 gols), da Liga dos Campeões (15 gols) e o Bayern foi o campeão das duas competições.

 

Jogadora do ano (The Best)

A inglesa Lucy Bronze (Lyon/FRA e Manchester City/ING), terceira colocada em 2019, foi a Top1. Ela derrotou a dinamarquesa Pernille Harder (Wolfsburg/ALE e Chelsea/ING) e a zagueira francesa Wendie Renard (Lyon).

 

Time do ano

Alisson (Brasil/Liverpool-ING), Arnold (Inglaterra/Liverpool-ING), van Dijk (Holanda/Liverpool-ING) , Sergio Ramos  (Espanha/Real Madrid-ESP) e Davies (Canadá/Bayern-ALE); Kimmich (Alemanha/Bayern-ALE), De Bruyne (Bélgica/Man.City-ING) e Thiago Alcântara (Espanha/Bayern e Liverpool); Messi (Argentina/Barcelona-ESP), Lewandowski (Polônia/Bayern-ALE) e Cristiano Ronaldo (Potugal/Juventus-ITA)

Melhor goleiro

Aqui uma curiosidade: Alisson foi escolhido como o goleiro da seleção do ano. Mas não levou a premiação de melhor goleiro. Quem ficou como o Top1 foi…. O paredão  alemão Manuel Neuer (Bayern)!

Ele derrotou o brasileiro Alisson (do Liverpool e da Seleção,  The Best em 2019) e o esloveno Jan Oblak (Atlético de Madrid). Neuer foi vencedor do prêmio em outras quatro oportunidades:2013, 2014, 2015 e 2016. Também foi vice em 2017. Oblak foi pela primeira vez um Top3.

Manuel Neuer, top1 como goleiro – Steffen Prößdorf

Melhor goleira

A melhor goleira foi Sarah Bouhaddi, do Lyon (FRA), Superou a chilena Christiane Endler (PSG) e a americana Alyssa Naeher (Chicago Red Stars).

Melhor técnico

Jürgen Klopp (Liverpool/ING) levou o prêmio, como era esperado. Ele superou o compariota Hans-Dieter Flick (Bayern) e o argentino Marcelo Bielsa (Leeds United/ING). Foi o seu segundo The Best (venceu em 2019, superando Guardiola).

Melhor técnica

Foi escolhida Sarina Wiegman treinadora da seleção holandesa. Ele superou Jean-Luc Vasseur (Lyon/FRA)
e a inglesa Emma Hayes (Chelsea).

Fair Play

Foi para o italiano Mattia Agnese, que, num jogo sub-17 salvou um companheiro que teve concussão usando procedimentos de primeiros socorros.

E Marivaldo foi o Brasil na premiação!

Marivaldo Francisco da Silva, de 47 anos, foi escolhido o torcedor do ano (Fifa Fan Awards). Veja aqui a sua incrível história.

Homenagem a Maradona e Paolo Rossi

No início da premiação, Gianni Infantino, presidente da Fifa,  falou sobre o futebol ter parado por causa da  COVID-19. Ele gradeceu aos profissionais de saúde e relembrou dois jogadores míticos que morreram recentemente, Maradona e Paolo Rossi. Mas disse que a noite da premiação também servia para celebrar o futebol. No fim da cerimônia, antes de divulgar a premiação principal, de jogador do ano, vídeos  dos ídolos e entrevistas com alguns de seus amigos no mundo do futebol foram apresentados.

 

 

Comentários