Torcedores enfrentaram policiais na abertura do velório de Diego Armando Maradona na manhã desta quinta-feira (26), na Casa Rosada, em Buenos Aires. O grande número de pessoas que querem se despedir de Maradona dificultou o trabalho das equipes de segurança. Antes da abertura dos portões diversas confusões ocorreram.

FBL-ARG-MARADONA-OBIT
Fã de Maradona se emociona no velório, marcado por muita confusão- RONALDO SCHEMIDT / AFP)

Desde o início, a  polícia argentina tenta controlar o grande fluxo de pessoas na fila. Os agentes formaram dois cordões de isolamento separados no acesso para a sala onde está o corpo do ídolo argentino. As forças policiais chegaram a usar gás lacrimogêneo para dispersar e controlar os fãs que tentavam entrar em confronto.

A princípio, a expectativa é de que um milhão de pessoas compareçam para a despedida do maior ídolo do esporte argentino (veja imagens do local no twitter abaixo divulgado pela Associação do Futebol Argentino – AFA). O corpo do craque chegou ao local por volta de 1h30 da manhã desta quinta-feira (26). O velório foi aberto ao público às 6h e deve seguir até as 16h (horário de Brasília).

Os torcedores que passam em frente ao caixão de Maradona expressam comoção e muitos arremessam camisas, bandeiras e flores para homenagear a grande lenda argentina. O caixão está coberto com a bandeira da Argentina, uma camisa 10 do Boca Juniors com o nome do Pibe e a camisa 10 da seleção.

Presidente comparece

O Presidente argentino, Alberto Fernández decretou três dias de luto nacional pela morte de Maradona. O mandatário, aliás, marcou presença no velório. Ele chegou no fim da manhã e colocou no caixão uma camisa do Argentinos Juniors, que passou a ficar ao lado das camisas da Argentina e do Boca Juniors, além da bandeira do país. Ao lado do caixão de Maradona estava também uma réplica da taça da Copa do Mundo, em alusão ao título de 1986.

Maradona, que completou 60 anos no último 30 de outubro, se recuperava de uma cirurgia para drenar um hematoma no lado esquerdo do cérebro. Entretanto, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu  no início da tarde da última quarta-feira (25), em Tigre (ARG).

Comentários