Roberto Assaf

Vergonha planetária

As bestas que ofenderam Vini Júnior não imaginaram, em momento algum, que a agressão radioativa, estúpida e inválida teria repercussão para muito além do futebol, como deveria ser – e foi. Em entidades esportivas, como a Fifa, ou para autoridades máximas de nações, incluindo a própria ONU. Sou neto de imigrantes – libaneses e britânicos – que sofreram muitas restrições no Brasil, quando por aqui chegaram, e conheço – por relatos desses estrangeiros – a difícil trajetória de ambos no país.

O racismo, ou qualquer manifestação semelhante, como ocorreu com o craque do Real Madrid, e com meus parentes em tempos passados, têm que ser punidas de forma exemplar. E mais, definitiva. No futebol ou em qualquer atividade. Não se trata apenas de respeitar o politicamente correto tão corrente – eventualmente hipócrita ou oportunista – dos dias de hoje, mas de condenar, até por hábito, o comportamento de imbecis que se julgam superiores, seja por posição social ou presunção de superioridade, não importa a natureza.

A esperança que esta vergonha comece a acabar

O que há agora, e só após a milésima repetição de episódio análogo, a esperança de providências que tenham o caráter definitivo, capazes de demitir e pôr responsáveis na cadeia, no âmbito geral, e de aplicar castigos suficientes para entidades e clubes regionais, nacionais e internacionais, arrancando-lhes pontos obtidos em competições, e até excluindo-lhes do cenário, o que serviria de exemplo para quem ousasse praticar gestos e ofensas verbais, ou considerasse expressar ofensas em impressos ou cartazes expostos publicamente.

Sou um crítico de procedimentos colonialistas que colaboraram para apagar a identidade de povos locais, mas é preciso – o que aprendi praticamente no berço, como neto e bisneto de estrangeiros – a separar o joio do trigo, ou seja, a entender o que trouxeram de bom ou de péssimo para o Brasil, e a conhecer a história dos que desembarcaram um dia por aqui – e os descendentes de escravizados foram maioria – para somar e ajudar a transformar o país com conhecimento, experiência de vida e esforço pessoal.

Seria fundamental que o triste episódio de Vini Júnior na Espanha fosse um marco na mudança de postura – não apenas dos nativos de lá, mas de todo o planeta, incluindo os brasileiros que ainda confundem alhos com bugalhos, e fazem da discriminação a razão de seus cotidianos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Compartilhe
Publicado por
Carlos Alberto

Posts Recentes

Artur Jorge não condiciona vitória do Botafogo a ter um jogador a mais

Técnico do Botafogo, Artur Jorge não condiciona a vitória sobre o Atlético-MG por 3 a…

8 de julho de 2024

Hulk diz o que Atlético precisa para encerrar ‘sequência negativa’

Hulk não fez rodeios ao comentar sobre o momento do Atlético na temporada. Após a…

7 de julho de 2024

Renato confirma permanência no Grêmio mesmo em situação complicada

O Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Juventude neste domingo (7), pela 15ª…

7 de julho de 2024

Botafogo vence Atlético com autoridade e está a um ponto da liderança

Com uma atuação imponente, o Botafogo derrotou por 3 a 0 o Atlético na noite…

7 de julho de 2024

Athletico acerta com Martin Varini como novo técnico

O Athletico acertou a contratação do uruguaio Martin Varini para o comando técnico. Ele estava…

7 de julho de 2024

Lyncon se declara ao Vasco após primeiro gol: ‘Desde os 10 anos no clube’

O Vasco assegurou uma vitória surpreendente por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio,…

7 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!