Foi realizada, no fim da manhã deste sábado, a última rodada da fase de grupos do Campeonato Paranaense. E com uma surpresa: num campeonato com 12 equipes ,que classificava as oito primeiras para as quartas de final, o Coritiba, maior campeão estadual (38 vezes), acabou eliminado.

O vexame foi doloroso para um time que nas primeiras seis rodadas somou quatro vitórias, um empate e uma derrota. Porém, nas últimas cinco, marcou apenas um ponto. Vale dizer que o Coritiba, diferentemente do Athetico – que joga com seu time B, terminou em terceiro geral e venceu o Toledo por 1 a 0 -, atuou com o seu time principal, aquele que vai disputar a Série B do Brasileiro e encarar o Flamengo pela Copa do Brasil. O outro grande, o Paraná, também avançou para as quartas, mesmo perdendo para o Operário por 1 a 0 (OBS: as duas equipes jogaram com reservas).

Quartas de final

Com isso, as quartas de final estão definidas e com um clássico:

Paraná x Athletico (nesta segunda-feira, às 14h)

Londrina x Cianorte
Maringá x FC Cascavel
Azuriz x Operário

Como foi o jogo do Coxa

Antes de a bola rolar, a situação dos grandes no emboladíssimo Paranaense-2021 era a seguinte: o Paraná (3º com 15 pontos) avançaria com um empate contra o líder Operário, ou mesmo perdendo, desde que não houvesse uma série de combinações. O empate serviria para o Coritiba (6º com 14 pontos). O Athletico, sétimo com 13, poderia ir ao terceiro lugar com a vitória, mas estaria eliminado se perdesse para o Toledo.

Antes do primeiro minuto, Pedro Botelho marcou para o Rio Branco. Wellington Carvalho empatou para o Coxa, aos 13 e, na etapa final, Marcelinho, aos 21, fez o gol da vitória. Com os resultados, a reta final foi dramática, pois o Athletico, que vencia por 1 a 0, gol de Vinicius, passava sufoco e, se levasse o empate, seria eliminado – o Coxa, mesmo perdendo, se classificaria. Porém, o Furacão confirmou o 1 a 0 e o Coxa, com a derrota, está eliminado.

Demais jogos

Destaque para o Maringá, que arrasou o rebaixado CR Cascavel por 9 a 1. Um detalhe: no meio da semana, o CR Cascavel havia sido surrado por 9 a 0 pelo Operário, a maior derrota neste século no Paranaense.

Completaram a rodada Cianorte 1×0 Azuriz e Londrina 0x0 FC Cascavel.

Classificação final

1º Operário, 23 pontos; 2º FC Cascavel, 17; 3º Athletico, 16; 4º Cianorte, 16; 5º Londrina, 16; 6º Paraná,15; 7º Maringá, 15; 8º Azuriz, 15; 9º Coritiba, 14; 10º Rio Branco, 11; 11º Toledo (rebaixado), 8; 12º CR Cascavel, 4 (rebaixado).

 

Comentários