Futebol Internacional

Villarreal vence Manchester United nos pênaltis e conquista a Liga Europa

O Villarreal é o grande campeão da Liga Europa. Depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o Submarino Amarelo superou o Manchester United em uma disputa por pênaltis insana, com 22 cobranças (11 a 10) e garantiu o título inédito com uma campanha invicta. Depois que todos os jogadores de linha converteram as penalidades, o goleiro Rulli foi o responsável por cobrar e também defender a bola de De Gea, garantindo a conquista europeia. O gol marcado por Gerard Moreno, que abriu o placar ainda na primeira etapa da partida, foi histórico para o camisa 7 do Villarreal. O espanhol igualou o italiano Giuseppe Rossi como maior artilheiro da história do Submarino Amarelo, com 82. Pelo Manchester United, Cavani deixou tudo igual no início do segundo tempo, e forçou a prorrogação.

Jogadores do Villarreal levantam a taça da Liga Europa depois da vitória nos pênaltis diante do Manchester United – MAJA HITIJ / AFP

Com mais um título da Liga Europa, o técnico Unai Emery entrou para a história do torneio como o treinador com o maior número de títulos. A conquista invicta nesta quarta-feira foi a quarta do treinador espanhol em cinco finais da competição. Os outros três canecos da carreira de Unai Emery foram sob o comando do Sevilla, da Espanha.

Técnico Unai Emery (E) em conversa com os jogadores do Villarreal antes da decisão por pênaltis – ALEKSANDRA SZMIGIEL / POOL / AFP

 

O jogo

A final começou com um certo nervosismo e ambas as equipes tiveram alguns erros de passe. Não demorou muito para o Manchester United assumir o controle da posse de bola e pressionar no campo ofensivo enquanto o Villarreal se defendia e tentava surpreender nos contra-ataques. Mesmo com a superioridade dos ingleses, os Red Devils se complicaram na saída de bola, Cavani fez uma falta boba no meio de campo e, na cobrança, o oportunista Gerard Moreno abriu o placar para o Submarino Amarelo aos 29 minutos. Com a desvantagem na placar, os Red Devils buscaram pressionar nos minutos finais da primeira etapa, mas não conseguiram transformar a posse de bola em oportunidades claras de gol e as equipes foram para o vestiário com 1 a 0 no placar.

Na volta do intervalo, o Villarreal manteve a sua estratégia e soube fechar os espaços para as ações ofensivas do Manchester United. O Submarino Amarelo quase ampliou após outra jogada de bola parada logo nos primeiros minutos. Contudo, o United seguiu pressionando e, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Cavani deixar tudo igual para os ingleses. Com o empate, o ritmo de jogo foi outro, ambas as equipes tiveram alterações e foram em busca do segundo gol. No decorrer do tempo, os Red Devils controlaram mais a partida e, na metade da segunda etapa, Rashford desperdiçou uma oportunidade cara a cara com o goleiro. Nos minutos finais, o Villarreal cresceu na partida e assustou o gol de De Gea em algumas oportunidades, mas o United seguia melhor na partida. Mesmo com toda pressão dos Red Devils, o resultado de 1 a 1 prevaleceu até o apito final e a decisão foi para o tempo extra.

Jogadores de Manchester United e Villarreal em disputa de bola na final da Liga Europa, no estádio Gdansk, na Polônia – Adam Warzawa / POOL / AFP

 

Prorrogação:

No primeiro tempo extra, o Villarreal foi para o tudo ou nada e criou jogadas que não tinha feito durante o tempo regulamentar. O Submarino Amarelo, entretanto, pecava no momento das finalizações e a rede não balançou nos primeiros 15 minutos.

Na segunda etapa da prorrogação, o cansaço era nítido nos jogadores, mesmo com alterações nas duas equipes. A postura do Villarreal era mais intensa e o clube espanhol conseguiu ser superior. Nos momentos finais ambas as equipes pareciam conformadas com o empate e a decisão foi para as penalidades.

 

Disputa por pênaltis:

O Villarreal converteu a primeira cobrança com o artilheiro Gerard Moreno, assim como Juan Mata, pelo lado do Manchester United. Dani Raba anotou o segundo dos espanhóis. O brasileiro Alex Telles, assim como Juan Mata, entrou nos minutos finais da prorrogação, de olho na disputa por pênaltis, e também converteu a cobrança. Paco Alcácer e Alberto Moreno, pelo Villarreal, e Bruno Fernandes e Rashford, converteram. Depois, Parejo teve tranquilidade e marcou para o Submarino Amarelo. Mas Cavani também converteu e a disputa foi para as cobranças alternadas.

Nas cobranças eliminatórias, Moi Gómez e Fred anotaram a sexta bola na rede. O capitão Raúl Albiol e James, converteram a sétima. Coquelin e Shaw, a oitava. Gaspar e Tuanzebe, a nona para cada lado. Pau Torres e Lindelof marcaram o décimo gol de pênalti, e chegou a vez de os goleiros cobrarem.

Rulli anotou o gol do Villarreal e defendeu a cobrança de De Gea para garantir o título inédito do clube espanhol.

O goleiro Geronimo Rulli foi o grande destaque das penalidades que garantiram o título para o Villarreal – MAJA HITIJ / POOL / AFP

 

Jogadores do Villarreal comemoram o título da Liga Europa – Michael Sohn / POOL / AFP
Vitor

Posts Recentes

Diego Pituca projeta duelo do Santos contra o Sport: ‘Jogo de seis pontos’

Nesta sexta-feira (2), o Santos encara o Sport, em jogo válido pela 19ª rodada da…

1 de agosto de 2024

America anuncia saída de André ‘Balada’

André "Balada" não veste mais a camisa do America-RJ. Destaque do clube na Série A2,…

1 de agosto de 2024

Diante do Flamengo, São Paulo defende invencibilidade no MorumBIS

No sábado (3), São Paulo e Flamengo medem forças pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro,…

1 de agosto de 2024

Brusque x América MG: onde assistir, escalações e arbitragem

Nesta sexta-feira (2), o Brusque, que está na zona de rebaixamento, receberá o América-MG em…

1 de agosto de 2024

Polícia identifica torcedor do Corinthians que provocou gremistas com tragédia

A polícia identificou um dos torcedores do Corinthians flagrados em provocação a gremistas com relação…

1 de agosto de 2024

Com novo estádio perto, Flamengo seguirá no Maracanã e vai se aproximar do Vasco

Com o novo estádio já em vista, o Flamengo tende a reduzir as partidas no…

1 de agosto de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!