Nesta quinta-feira (20), Palmeiras e São Paulo começam a disputa pela taça do Campeonato Paulista de 2021. A primeira partida da final acontece no Allianz Parque, às 22h (horário de Brasília). Domingo, as equipes voltam a se encontrar no Morumbi para decidirem o verdadeiro campeão do Estadual.

Porém, há muito tempo não havia um Choque-Rei em uma decisão de campeonato. O São Paulo não vence um título há 8 anos, quando conquistou a Sul-Americana em 2012. Já o Palmeiras empilhou taças importantíssimas durante essa época, com a conquistas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e da Libertadores.

Em 1992, as situações eram totalmente opostas. O São Paulo, comandado por Telê Santana, era o então campeão da Libertadores e do Brasileirão, enquanto o Palmeiras, treinado por Otacílio Gonçalves, não vencia um título desde 1976 e ficou dezesseis anos sem levantar uma taça. A última conquista alviverde havia sido o Paulistão na ”era Ademir da Guia”.

Cerezo (São Paulo) e Cuca (Palmeiras) disputaram a final do Paulistão de 1992, última decisão entre os clubes – Reprodução

No primeiro jogo, realizado em 5 de dezembro, o São Paulo venceu por goleada por 4 a 2. Cafu marcou uma vez e Raí anotou um hat-trick, o segundo consecutivo em uma final de Campeonato Paulista. Os gols do Verdão foram de Daniel Frasson e Zinho. Uma semana depois, o Tricolor Paulista venceu novamente o Palmeiras por 2 a 1 com gols de Müller e Toninho Cerezo, enquanto Zinho diminuiu para o Alviverde. Foi o 18º título paulista do Tricolor.

Uma curiosidade impressionante foi que o São Paulo, campeão da Libertadores de 1992, teve que ir a Tóquio, no Japão, enfrentar o Barcelona pelo Mundial de Clubes. A decisão contra o time catalão aconteceu entre as duas datas das finais do Paulistão contra o Palmeiras. Os comandados de Telê Santana foram ao Japão, retornaram ao Brasil e conseguiram conquistar os dois títulos que estavam disputando.

Comentários