O belga Jan Vertonghen, atualmente no Benfica. de Portugal, fez uma revelação grave. Em entrevista à TV ‘Sporza’, de seu país, o zagueiro disse que atuou por cerca de nove meses com sintomas de concussão na época em que defendia o Tottenham, da Inglaterra.

O zagueiro Vertonghen trocou o Tottenham pelo Benfica – João Paulo Trindade / SL Benfica

O problema aconteceu quando Vertonghen chocou-se com o compatriota Alderweireld em partida do Tottenham contra o Ajax, pelas semifinais da Champions League da temporada 2018/19. Desde então, o zagueiro passou a ter tonturas e dores de cabeça, mas continuou jogando.

“Muita gente não sabe, mas há muito tempo tenho problemas com dores de cabeça e tonturas. É a primeira vez que digo isso. Não deveria ter continuado em campo. Fiquei com sintomas por nove meses e, portanto, não consegui chegar ao nível que queria”, revelou Vertonghen.

Entretanto, naquela época, o Tottenham informou em nota que todos os protocolos sobre concussões foram seguidos e que o belga já poderia voltar a atuar. Isso aconteceu porque Vertonghen não revelou os sintomas para continuar jogando.

“Tinha um ano de contrato e pensei que precisava me mostrar, mas quando eu jogava era horrível. Simplesmente não conseguia fazer uma boa atuação”, disse o belga, que só melhorou dos sintomas de concussão quando o futebol foi paralisado por conta da pandemia da Covid-19.

“Eu não sabia o que fazer. Eram treinos e jogos em sequência. Cada vez um novo impacto na cabeça. Então veio a paralisação e pude descansar. Melhorei”, completou.

Comentários