Grande ídolo da torcida do Flamengo, Zico, sinônimo de carisma e simplicidade, também fez bonito com a camisa da Seleção Brasileira. O Galinho de Quintino disputou três Copas do Mundo pela Amarelinha (1978, 1982 e 1986). Para que o Brasil volte a ter grande sucesso nas grandes competições, principalmente o Mundial, Zico afirmou que a Seleção precisa priorizar jogadores que atual no futebol brasileiro.

“Eu acho que a gente tem que valorizar principalmente o jogador que está no Brasil e fazer com que ele tenha uma condição melhor de jogar o verdadeiro futebol brasileiro. Os jogadores, lógico devido a toda força monetária do futebol europeu, estão saindo todos muito cedo”, disse Zico, em entrevista ao “Globo Esporte”, durante evento em Florianópolis (SC), na quinta-feira.

Zico e jogadores da Seleção Brasileira da Copa de 1982 – Acervo CBF

“Hoje os jogadores saem (do país) com 16, 17 anos. Na minha época a pessoa saía com 30 (anos), já feito no Brasil. Então cria um novo modelo de jogo como se fala aí”, completou o ex-jogador.

Estilo de jogo do futebol brasileiro

Para muitos torcedores, o Brasil perdeu o seu estilo de jogo nos últimos anos, o que explica a ausência da Canarinho em finais de Copa do Mundo. Em resumo, o estilo que encantou o mundo foi o futebol bem jogado, com grandes passes e triangulações, contando com jogadas individuais, que são marcas dos brasileiros no futebol mundial. Assim, para Zico, falta ao Brasil recuperar esse modelo de jogo.

“Tudo é modelo de jogo, e esse modelo de jogo não é brasileiro. É uma pena, e por isso o Brasil está passando por dificuldades há bastante tempo. Tomara que daqui para frente seja (adotado) um modelo de jogo brasileiro, que levou o Brasil cinco vezes a ser campeão do mundo”, resumiu o Galinho.

Técnico Phelipe Leal alerta para alto nível de competitividade e espera evolução contra o Chile

Números de Zico pela Seleção Brasileira

Apesar de não ter conquistado a Copa do Mundo pelo Brasil, Zico teve grandes atuações vestindo a Amarelinha. Aliás, ele é o quinto jogador que por mais vezes marcou com a camisa da Seleção Brasileira. No total, foram 76 partidas, com 48 gols e 22 assistências.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários