Rogerio Ceni sai do Fortaleza como o melhor treinador da história do clube  – Dudu Oliveira/Fortaleza EC

Rogério Ceni foi confirmado como novo treinador do Flamengo na manhã desta terça-feira.  O Jogada10 ouviu quem acompanhou de perto os três anos do novo comandante rubro-negro no Fortaleza. Ex-repórter da TV Verdes Mares (afiliada da TV Globo no Ceará) e hoje na equipe do “Futebolês”, da TV Jangadeiro (afiliada do SBT no Ceará), Eduardo Trovão conta por que o casamento deu tão certo e revela as características que o técnico pode mostrar na Gávea.

Confira abaixo!

“Desacreditado, o Fortaleza amargou oito anos consecutivos na Série C, com algumas eliminações traumáticas em um Castelão com 60 mil pessoas, um inferno. Quando chegou à Série B, o presidente Marcelo Paz teve um insight a partir de uma visita de Rogério Ceni a Bosco, preparador de goleiros da equipe. Os dois são amigos e defenderam o São Paulo na mesma época. Ceni já não estava mais no Tricolor Paulista, e o dirigente, então, fez o convite. O Fortaleza queria mudar a sua mentalidade e contratou alguém com um nome absurdo, que ainda não estava consolidado no mercado e teria condições de pagar. Ceni não tinha mercado e poderia mostrar aquilo que gostaria como treinador. Paz sabia que, se Ceni não trouxesse retorno em campo, ao menos, traria um impacto financeiro. No mínimo, venderia camisas.

Da mesma forma que Marcelo Paz abriu as portas do clube e deu a Rogério autonomia total para desempenhar o seu trabalho, o treinador mostrou-se disposto a mudar a condição do Fortaleza. Ganhou uma Série B com o pé nas costas, dois Cearenses e uma Copa do Nordeste. Na Série A, ficou pouquíssimas rodadas na zona de rebaixamento, não passou sufoco e ainda colocou o time na Copa Sul-Americana quando a meta maior era a permanência na elite do futebol brasileiro.

Rogério é muito vencedor, não abre mão de conquistas e da perfeição. Ele ataca com oito jogadores, com cinco deles entrando na área. É um treinador também que não se conforma com um placar de 1 a 0 e segue em busca do gol adversário. Na Série A, o Fortaleza não mudou a sua mentalidade. Foi o time que impôs ao Flamengo de Jorge Jesus a maior dificuldade em sua série de vitórias como visitante. Nessa partida, inclusive, Ceni mudou a equipe toda para enfrentar o líder isolado do campeonato.

Ceni é o melhor treinador brasileiro na atualidade. Não significa que é um fora de série, mas alguém que, com um elenco limitado, conseguiu superar expectativas e realizar mais do que foi proposto.”

Comentários