Enquanto o Palmeiras vive doce rotina de goleadas na Libertadores, a diretoria se movimenta para melhorar uma equipe que já entrou para a história do clube. Foi chamada até de “Terceira Academia” pelo ídolo Ademir da Guia. Ainda assim, muitos palmeirenses seguem pedindo a contratação de um centroavante de peso, como Pedro, reserva do Flamengo. No último domingo, em desabafo por ser pouco aproveitado, o jogador deixou seu futuro em aberto.

Dois dias após as declarações, Rafael Navarro se consolida como o artilheiro da Copa Libertadores, com sete gols em quatro jogos, e passa a comemorar à lá Pedro, repetindo o gesto tradicionalmente feito pelo “concorrente”.

Rafael Navarro inicia o movimento de reverência após o gol sobre o Independiente Petrolero, na Bolívia – Cesar Greco / Palmeiras

Em meio a discussão sobre o aceno ter sido visto como algum tipo de recado para “marcar território”, já que o Verdão tentou, sem sucesso, contratar Pedro por mais de R$ 100 milhões antes do fechamento da janela de transferências em abril, os números evidenciam uma performance irrepreensível de Rafael Navarro neste início de campanha 100% do Verdão no torneio continental.

Nas quatro partidas, o atacante foi titular apenas uma vez. E isso não o impediu de finalizar nove vezes. Apenas uma delas não foi na direção da meta.

Nos 183 minutos em campo, foram sete gols e uma assistência. Em dois cabeceios, duas bolas na rede. Ainda dentro da área, cinco gols em seis chutes certos e uma única finalização errada.

Ou seja, um gol ou assistência a cada 23 minutos. Marca superior, inclusive, a de Raphael Veiga, que tem participação em gol a cada 120 minutos em Libertadores (25 jogos, 14 gols e três assistências).

O centroavante dá prosseguimento ao gesto: provocação ou recado à diretoria? – Cesar Greco / Palmeiras

O bom rendimento já coloca o centroavante de 22 anos como grande candidato a figurar no ranking dos dez grandes goleadores do clube na competição. Recentemente, Raphael Veiga (14 gols) e Rony (13) superaram o ex-meia Alex (12), até então o maior artilheiro do Verdão. Navarro está a apenas um gol de se igualar a personagens históricos do Verdão. Com oito gols cada um aparecem: Edmundo, Dudu, César Maluco e Ademir da Guia.

Contratado no início da atual temporada, Navarro soma 21 jogos pelo Palmeiras – ele ainda não balançou as redes em outras competições com a camisa alviverde. No entanto, a ótima performance na Libertadores tem aberto os olhos de Abel Ferreira, e o camisa 29 vem ganhando mais minutagem.

Navarro finaliza o gesto à lá Pedro, após o quarto gol do Verdão na altitude de Sucre – Cesar Greco / Palmeiras

Sem um novo centroavante e com a próxima janela de transferências apenas entre julho e agosto, Rafael Navarro começa a fazer sombra a Rony, o titular, apesar de características diferentes. Assim, “Navagol” continua como a única referência da posição no elenco palmeirense.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários