O otimismo e a serenidade de Abel Braga voltaram com tudo. O coordenador de futebol do Vasco reapareceu publicamente para reforçar sua confiança no trabalho desenvolvido no clube, mesmo em meio à péssima fase, com a marca de nove jogos sem vitória. Abel disse que não se assusta com os resultados ruins no Brasileirão e rasgou elogios ao técnico Maurício Barbieri, muito criticado pela torcida. Além disso, chamou de “trilogia fora de série” a parceria que faz com o diretor esportivo Paulo Bracks e com o próprio treinador.

“O Maurício não é só bom, não. Isso é pouco. Se você perguntar para qualquer jogador, titular ou reserva, é o mesmo comentário: ele é muito bom. Ele é muito claro no que explica, e aquela explicação ele leva ao campo para treinar. Ele só pede para fazer no jogo aquilo que treinou, e ele treina em cima do que vê do adversário. Sinceramente, ele é incrível. E está uma trilogia fora de série com o Paulo Bracks, o Paulo está me surpreendendo muito em conhecimento, relação humana, com os atletas. Os jogadores se sentem protegidos”, garantiu Abel, em entrevista ao Podcast ‘Pod Pai, Pod Filho’, do narrador Téo José.

‘Trilogia fora de série’: Bracks, Barbieri e Abel conversam em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa – Foto: Daniel Ramalho / Vasco

Frase de Abel em dezembro virou meme

Em dezembro, Abel afirmou: “O torcedor do Vasco não vai mais sofrer. Acabou. O sofrimento foi até o jogo contra o Ituano (do acesso à Série A)”, logo após aceitar a proposta da SAF e perceber as condições da nova estrutura de futebol e do orçamento previsto para 2023. Em junho, porém, a equipe ocupa a penúltima posição na tabela do Brasileirão e vem de cinco derrotas consecutivas – uma delas por 4 a 1 para o arquirrival Flamengo, há oito dias. Mesmo assim, nada disso tira o sono do dirigente.

“Nós vamos sair disso (zona de rebaixamento), problema zero. Não pense que eu estou apavorado. Por tudo aquilo que se faz (no dia a dia), eu gostaria que estivéssemos melhor. Aí tem um protesto, mas não tem que chatear. Protesto no CT, no escritório da empresa, faixa na Avenida Brasil… tem que entender tudo isso”, relevou Abel, sobre a diversidade de protestos de grupos de vascaínos nas últimas semanas.

Respaldo e respeito ao trabalho no formato SAF

Para o coordenador de futebol, o respeito aos cargos e funções é um ponto positivo do trabalho da 777 Partners até aqui. Assim, não há interferência nas escalações e não se cede à pressão com facilidade. Prova disso é a manutenção de Barbieri no comando técnico.

‘Paizão’ Abel Braga acaricia Gabriel Pec em dia de treino do Vasco – Daniel Ramalho / Vasco

“Diferença de SAF para ‘clube’ é que (no clube associativo) vem o diretor, vice de futebol, presidente depois do jogo “pô, você mexeu errado, hein!”. E tu sabe que não tem nada a ver porque eles não acompanham o treino. Mas ali não, ali nossa relação técnica e tática é com o Paulo (Bracks). Então o mau resultado ou qualquer coisa que não acontece de positivo é resolvido entre nós, sabendo que é uma coisa que leva tempo. (…). Nós estamos tranquilos porque o trabalho só não está rendendo no resultado. Vai jogar bem, bem e bem e não vai ganhar? Claro que vai. Então cada jogo é uma esperança muito grande. Agora não precisa nem jogar bem, precisa de um resultado positivo para voltar a confiança”.

A próxima chance de o Vasco iniciar uma recuperação é contra o Goiás, no dia 22, em São Januário. No período até lá, as equipes não têm competições, pois as seleções estão em atividade na Data-Fifa. Aliás, o time cruz-maltino fará quatro jogos seguidos no Rio para sair da crise.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários