A Copa do Mundo Feminina começa nesta quinta-feira (19) e tem como primeiro jogo o confronto entre Nova Zelândia e Noruega. Mas, antes de a bola rolar, o estádio Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, será o palco da abertura do Mundial, marcado para as 2h (de Brasília), que contará com muita música e originalidade oceânica.

Estádio Eden Park, palco da estreia da Copa do Mundo Feminina – Foto: Divulgação/FIFA

Onde assistir

A abertura da Copa do Mundo Feminina terá a transmissão da Cazé TV.

As principais atrações do evento ficam por conta da cantora neozelandesa Benee e da rapper australiana Mallrat. Afinal, a música oficial da Copa do Mundo Feminina, a “Do it again” (Faça novamente, em português), é delas.

Benee e Mallrat – Foto: Reprodução/Instagram

Mas, ainda privilegiando a cultura local, a abertura do Mundial será abrilhantada com uma apresentação ao público do tradicional maori haka. O ritual é uma “dança de guerra”, assim definido pelos locais, com muitos gritos, tapas no corpo e caretas com língua de fora. Essa prática faz parte da cultura maori, o povo nativo neozelandês. Aliás, o maori haka se tornou uma marca da seleção de rúgbi da Nova Zelândia, os All Blacks, que pratica a dança antes dos jogos.

Jogadores da seleção da Nova Zelândia de rúgbi dançando o maori haka – Foto: Fiona Goodall/Getty Images

Haka, que vem do termo dança no idioma maori, era usado para preparar guerreiros para as batalhas, física e mentalmente. Além disso, a apresentação demonstrava confiança, força e respeito antes dos confrontos. Mas a dança não serve apenas para batalhas e confrontos. Ela serve também para receber visitantes e homenagear personalidades.

Estádio Eden Park abre o Mundial

Palco da estreia da Copa do Mundo Feminina, o estádio de Auckland, na Nova Zelândia, comporta 50 mil torcedores. Principal local de jogos de rúgbi e cricket, esportes tradicionais da Oceania, ele foi erguido em 1900. Aliás, além dos jogos da fase de grupos, o Eden Park receberá partidas das oitavas, quartas e semifinal da competição.

Comentários