Roberto Assaf

Al-Hilal avança e é o provável carrasco do Flamengo

Deu Al-Hilal e a saga do Flamengo no Marrocos não terá mil e uma noites, mas representará provavelmente um pesadelo para a diretoria do clube, que criou cobra para mordê-la. O réptil tem nome: Vitor Pereira, figura insignificante, sem bagagem para dirigir o Rubro-Negro, e que iniciará a trajetória de sua brevíssima passagem pela Gávea na terça-feira próxima, quando o time carioca estréia no torneio diante do Al Hilal, que está muito longe de ser um fenômeno, mas que poderá vencer os cariocas com algum esforço.

Al -Hilal enfrentará o Flamengo após passar pelo Wydad no Mundial. Mas não será surpresa se sair vencedor do duelo  – Fadel Senna / AFP via Getty Images

O Flamengo, neste Mundial, é um concorrente sem treinador, carisma e futebol. Cumpre mera formalidade. Lugar ótimo para turismo é Paris. O problema é que as conseqüências da eliminação serão catastróficas, com reflexo nas demais competições, tal a carência de motivação geral. Não há nada que justifique esse cidadão no Flamengo. SE vocês não notaram, a TV do Marrocos também não: ninguém registrou a presença dele no estádio de Tanger. O óbvio: trata-se de criatura desconhecida.

E ao contrário do que propagava a TV, os acréscimos e a prorrogação do combate entre Wydad Casablanca e Al Hilal não cansou o adversário do Flamengo, mas ampliou a capacidade do vencedor sob o aspecto físico, pois o esquadrão brasileiro nunca esteve tão sem ritmo, como exibiu a magra e ridícula vitória de 1 a 0 sobre o Boavista.

Hilal superior

Havia uma diferença básica entre o Wydad e o Hilal. O time vermelho, que é o atual campeão da África, jogava entusiasmado com a torcida, fanática – 43.891 pagantes – como se viu, e a própria participação do Marrocos na Copa do Qatar, quando foi o quarto colocado. Não tem muito repertório, além da aproximação intensa com a área do rival, tarefa que realizou basicamente pela imposição do momento. E a equipe azul, conhecida no cenário asiático, e por suas freqüentes presenças em torneios internacionais, era superior tecnicamente, mas mantinha cautela excessiva, pela pressão que sofria e pela crença em contra-ataques eficientes, que não pôs em prática pelas circunstâncias.

O Al Hilal percebeu que estava muito assustado, e regressou do intervalo tentando empurrar o adversário, mas levou um gol aos seis minutos, e só conseguiu retomar a prática a partir dos 20 minutos da etapa derradeira, quando começou a desperdiçar oportunidades em sequência.

Empate no fim

E o Wydad conseguiur segurar o resultado até os quase intermináveis acréscimos, quando o árbitro Ivan Arcides Banton Cisneros, de El Salvador, assinalou pênalti a favor dos sauditas – Yahya Attiat-Allah pôs a mão na bola – e Mohammed Kanno, um dos destaques de sua seleção no Catar, empatou: 1 a 1. Yahya Jabrane xingou o juiz e ganhou o vermelho. E lá se foi o prélio para a prorrogação.

Logo no comecinho, Mohammed Kanno também foi expulso, e a vantagem de 11 a 10, dos azuis, acabou. O Al Hilal fez trocas, lançando estrangeiros, a passou a ter a bola, enquanto os marroquinos adotaram os contra-ataques. A torcida já não cantava tanto. E em dado momento do segundo tempo, os times já pareciam mais preocupados em arrastar o duelo para os pênaltis, pois as oportunidades só surgiam ao acaso. O Sambou atravessou. E lá se foi a coisa para os pênaltis.

Nestes, Musab Al Juwayr fez o quinto, e decretou a derrota do clube local. Al Hilal 5 a 3 Wydad Casablanca. Ser eliminado pelos sauditas será a vergonha suprema para Vitor Pereira. Ou não. Ele vai embora. E a torcida paga o pato.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Hulk cita erros em derrota do Atlético e diz: ‘Não vamos ganhar sempre’

A derrota do Atlético-MG para o Peñarol na Libertadores fez o atacante Hulk refletir. Após…

14 de maio de 2024

Paulinho diz que derrota do Atlético-MG serve de aprendizado: ‘Não tivemos paciência e calma’

O meia-atacante Paulinho analisou a derrota do Atlético-MG para o Peñarol na Libertadores e frisou…

14 de maio de 2024

Ponte Preta x Santos: onde assistir, escalações e arbitragem

O Santos encara a Ponte Preta nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Moisés Lucarelli, pela…

14 de maio de 2024

Com Lei do ex, Atlético perde para o Peñarol. Tchau, Liberta 100%

Fim da campanha 100% do Atlético na Libertadores-2024. Na noite desta terça-feira (14/5), o Galo…

14 de maio de 2024

Junior Barranquilla ganha da LDU e se isola na ponta do Grupo D

Mesmo longe de ser o ator principal no confronto, o Junior Barranquilla venceu a LDU,…

14 de maio de 2024

Vídeo mostra loja do Grêmio completamente saqueada após enchente

Em meio ao maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul, criminosos aproveitaram…

14 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!