Vasco

Vasco ou Sport podem ser declarados vencedores por Tribunal. Entenda

O empate entre Vasco e Sport por 1 a 1, no último domingo, está longe de terminar. A advogada especialista em Direito Desportivo Fernanda Soares analisou as possíveis consequências jurídicas para ambos os clubes, em artigo publicado no blog “Lei do Campo”. Nele, a especialista afirma que tanto o Cruz-Maltino quanto o Leão da Praça da Bandeira têm argumentos para serem declarados vencedores pelo STJD.

A partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B parou logo após o gol de empate do Vasco, do atacante Raniel, nos acréscimos. Torcedores rubro-negros invadiram o campo e arremessaram objetos. Na súmula, o árbitro Raphael Claus encerrou a partida após 50 minutos, alegando falta de segurança. No documento ele relata, ainda, agressão aos jogadores vascaínos e a bombeiros civis que trabalhavam no estádio.

Duas premissas

Segundo a advogada, duas premissas jurídicas norteiam a análise dos fatos.   A primeira delas é a presunção relativa de veracidade da súmula. Sob esta ótica, portanto, presumem-se verdadeiras todas as informações que estão na súmula. Isso não significa, porém, verdade absoluta. Afinal, a presunção pode ser afastada por meio de outras provas que demonstrem que o relato do árbitro não reflete a realidade.

Vasco e Sport se enfrentaram no último domingo, no Recife – Daniel Ramalho/Vasco

A segunda premissa é a de que clubes, sejam mandantes ou visitantes, são responsáveis por qualquer conduta imprópria dos seus respectivos torcedores.

A procuradoria desportiva fez as denúncias ao STJD com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Artigos 211, 213 e 205, parágrafo primeiro) e nos Artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF.

O artigo 213 do CBJD pune as desordens, invasões e lançamentos de objetos no campo de partida. Segundo a especialista, o Sport como clube mandante deve sofrer punição mais severa que a do Vasco com multa (que vai de R$ 100,00 a R$ 100.000,00) e perda de mando de campo.

Vasco ou Sport têm argumentos

Em relação à perda pontos, entretanto, a advogada entende ambas as equipes têm chances de punição pelo STJD, a depender da interpretação. Se o Tribunal entender que um dos clubes deu causa à suspensão da partida pela falta de segurança, o clube responsável é declarado perdedor pelo placar de 3 a 0, conforme artigo 20, inciso I do Regulamento Geral das Competições (RGC).

Desse modo, o STJD responsabiliza o Sport  se entender que o clube pernambucano foi o responsável pela falta de segurança, em razão da atitude dos seus torcedores demonstrada em vídeo e na súmula. Por outro lado, a advogada entende que também há argumentos para sustentar que o Vasco deu causa à falta de segurança.  Segundo esse entendimento, o Vasco sofre consequências se o STJD entender que Raniel provocou o tumulto ao comemorou o gol próximo à torcida do Sport. Neste caso, o Tribunal declararia o Leão vencedor, por 3 a 0.

Uma terceira possibilidade, entretanto, é  o tribunal entender que nenhum dos clubes teve responsabilidade pela suspensão da partida. Neste caso, portanto, prevalecerá o resultado obtido em campo, o empate por 1 a 1.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Fernanda Teixeira

Posts Recentes

Coronado não viaja para enfrentar Bahia e vira ‘dor de cabeça’ no Corinthians

Igor Coronado não viajou com a delegação do Corinthians para o jogo diante do Bahia,…

21 de julho de 2024

William condena arbitragem em revés do Cruzeiro: ‘Tivemos um gol mal anulado’

O Cruzeiro não conseguiu dar continuidade na sua sequência de três vitórias no Campeonato Brasileiro.…

21 de julho de 2024

Jogador do Huracán sofre entrada forte em clássico na Argentina

Os clássicos na Argentina costumam ser cercados de rivalidade, o embate entre Huracán e San…

20 de julho de 2024

Grêmio x Vitória, AO VIVO. com a Voz do Esporte, às 9h30

Grêmio e Vitória se enfrentam neste domingo, às 11h (21/7), no Estádio Centenário, em Caxias…

20 de julho de 2024

Com polêmica, Palmeiras bate Cruzeiro e segue na caça ao líder do Brasileirão

Com um gol em cada tempo, o Palmeiras derrotou por 2 a 0 o Cruzeiro…

20 de julho de 2024

Milito indica que improvisará Júnior Alonso na lateral esquerda do Atlético

O técnico do Atlético, Gabriel Milito, indica que já encontrou a solução para a lateral…

20 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!