O Athletic Bilbao venceu o Barcelona por 3 a 2, na prorrogação, após um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, e consagrou-se campeão da Supercopa da Espanha. De Marcos, Villalibre e Iñaki Williams marcaram os gols para o time do País Basco, enquanto o atacante francês Antonie Griezmann anotou os dois do Barça, em sua primeira final pelo clube catalão. O craque argentino Lionel Messi foi titular mas teve uma atuação apagada e foi expulso por agressão no fim do tempo extra. O Barcelona é o maior vencedor da Supercopa da Espanha, com 13 títulos. O Real Madrid é o segundo, com 11, seguido por Athletic Bilbao e Deportivo La Coruña, ambos com três conquistas.

Depois de perder o título da Supercopa da Espanha, o Barcelona vira a chave e passa a concentrar suas atenções para a Copa do Rei, quando o time do técnico Ronald Koeman visita o Cornellá, na próxima quinta-feira (21), às 17h, pela segunda rodada da competição. O Athletic Bilbao por sua vez, encara o Ibiza fora de casa, também pela segunda rodada da Copa do Rei, na próxima quinta-feira (21), às 15h. O Ibiza foi responsável por eliminar o Atlético de Madrid, líder do Campeonato Espanhol.

Iñaki Williams comemora o gol da virada do Athletic Bilbao, que garantiu o título da Supercopa da Espanha – Foto: AFP

 

 O jogo:

O Athletic Bilbao não tomou conhecimento da superioridade técnica do Barcelona e criava as melhores oportunidades de gol no primeiro tempo. Messi esteve apagado na primeira etapa mas quando resolveu aparecer, começou a jogada que culminou no primeiro gol de Griezmann. No lance seguinte, o Bilbao respondeu rápido, empatou com De Marcos e as equipes foram para o vestiário com 1 a 1 no placar.

Na volta do intervalo o Barcelona tentou mudar a postura e buscava impor uma pressão ofensiva maior. Entretanto, o Bilbao foi quem balançou a rede após uma cobrança de falta, mas o gol foi anulado pelo VAR. Contudo, Griezmann marcou o segundo gol no jogo e deixou o Barça na frente. Com a desvantagem no placar, o Athletic Bilbao foi com tudo para o ataque e deixava espaços para os contra-ataques do time catalão. Porém, a pressão deu resultado e Villalibre deixou tudo igual aos 44 do segundo tempo, mais uma vez em cobrança de bola parada e a partida foi para a prorrogação.

Na primeira etapa do tempo extra, a estrela de Iñaki Willians apareceu e o atacante do Athletic Bilbao virou a partida com um golaço. No fim dos primeiros 15 minutos o Bilbao ainda teve uma grande oportunidade de ampliar. Já na segunda etapa, o Barcelona pressionava e Griezmann perdeu uma grande oportunidade na pequena área. Nos minutos finais, o Barcelona parece ter desistido de uma reação e Lionel Messi foi expulso por agressão em Villalibre. Cenário perfeito para o Bilbao, que conquistou seu terceiro títula da Supercopa da Espanha.

 

Comentários