Um dos principais Estaduais do Brasil, que deveria ter o seu campeão conhecido em maio, como os demais, ainda não terminou e terá, nesta quarta-feira (1/9) uma partida pela semifinal. Às 15h20, na Arena da Baixada, o Athletico recebe o FC Cascavel, duelo de ida. A volta ocorrerá dia 8/9 na casa do Cascavel, time de melhor campanha da fase de grupos. Quem vencer este mata-mata decidirá o título com o Londrina, em data a ser definida.

António Oliveira - José Tramontin/Athletico.com.br
António Oliveira, técnico do Athletico, espera levar o time a um triunfo para abrir vantagem contra o FC Cascavel pela semifinal do Paranaense  – José Tramontin/Athletico.com.br

Entenda o “atraso” do Paranaense

O Paranaense é o Estadual mais estranho desta temporada no Brasil. Desde o início, vários jogos foram cancelados por causa da pandemia. Assim, na quinta rodada tinha time que nem sequer tinha estreado. Além disso, algumas cidades estavam autorizadas para jogos, como Toledo, que passou a receber partidas de times de Curitiba (cidade que tinha qualquer evento com público proibido). Em certo momento, com o aumento dos infectados no estado, os jogos pararam. Portanto, enquanto quase todas federações terminaram seus estaduais antes do início das quatro séries do Brasileiro em maio, a do Paraná não completou nem mesmo a fase de quartas de final.

Para se ter ideia: o Athletico eliminou o Paraná, nas quartas, em 16/6. Sem datas por causa de seus jogos pelo Brasileiro e Sul-Americana,  apenas nesta quarta-feira (1/9) faz o primeiro jogo da semifinal. O FC Cascavel jogou a sua partida de volta das quartas no dia 20/5 contra o Maringá e somente agora volta a campo. Já o Londrina espera o seu rival desde que eliminou o Operário em 6/7.

Como está o Athletico

O técnico António Oliveira escalará um mistão, já que tem vários desfalques: o goleiro Santos (na Seleção), o meia Terans (na seleção do Uruguai), Lucas Halter e Babi (machucados), além dos recém-contratados (Fasson, Hernández, Bissoli e Pedro Rocha). Com isso, a escalação é uma incógnita.

Como está o FC Cascavel

Embora o Furacão seja cotado como favorito, os resultados indicam que o Cascavel impõe respeito. Além de ter a melhor campanha da fase de grupos e ser o único invicto no Paranaense, o time tem a segunda melhor campanha entre os 64 concorrentes da Série D do Brasileiro, está classificado para a segunda fase com muita antecedência e cotado como favorito para subir para a Série C.

O treinador é o ex-jogador Tcheco, que tenta levar o tome à sua primeira final estadual.

“Jogo importante dentro do planejamento que o clube tem para se firmar como uma das potências do interior do estado. Nesta primeira partida temos que ter todo o cuidado, mas não mudar nossa postura e nossa filosofia de jogo. Esperamos um Athletico ofensivo, um time que mesmo que não esteja passando por um bom momento no Brasileiro não deixa de ser forte, estamos preparados para isso” disse Tcheco ao site oficial do clube.”

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários