A última rodada do Campeonato Espanhol começou dramática, mas terminou em festa para o Atlético de Madrid, que tornou-se campeão e conquistou a sua 11ª Liga, a primeira desde 2013/14.

Confira a galeria com todos os campeões da história do Campeonato Espanhol

Suárez é celebrado após fazer o gol do título espanhol  CESAR MANSO / AFP)

Nesta rodada final, Atlético e Real buscavam o título. O Atleti, com 83 pontos, visitava o Valladolid. O Real Madrid, com 81 pontos, recebia o Villarreal e seria campeão se vencesse e o Colchonero tropeçasse. Pelo que apresentaram no primeiro tempo, parecia que nenhum queria levantar a taça: ambos, nervosos, foram para o intervalo derrotados. Mas, na etapa final, o Colchonero virou e, como dependia apenas de seu resultado para sagrar-se campeão, fez a festa. No fim das contas, Valladolid 1×2 Atlético e Real Madrid 2×1 Villarreal. Assim, o campeão chegou aos 86 pontos e o Real parou nos 84. A derrota rebaixou o Valladolid, clube que tem Ronaldo Fenômeno como maior acionista.

Campeão irregular

Apesar de campeão, o Atlético fez um returno muito inconstante. O time chegou a abrir dez pontos de vantagem e viu a diferença ser pulverizada com uma série de resultados ruins. Além disso, os triunfos nas últimas rodadas foram todos dramáticos. No 1 a 0 contra o Elche, o rival perdeu pênalti nos acréscimos; empatou com o Barcelona, com o time na retranca; venceu por 2 a 1 contra a Sociedad; triunfou de virada por 2 a 1 sobre o Osasuna com gol no último minuto; e, enfim, o drama deste sábado com o Osasuna que terminou em festa e até com presença de torcida nas ruas de Valladolid (que fica a 160km da capital espanhola).

O jogo

O Atlético não começou bem. Deu espaços para o Valladolid buscar contra-ataques e sair na frente num bonito gol de Óscar Plano, aos 18 minutos. Somente na etapa final veio o empate. Aos 12, Corrêa, ao estilo Ronaldo Fenômeno (o dono do Valladolid, odiado pelos fãs locais), marcou. O Atleti cresceu e passou a buscar a vitória. A virada veio aos 23 minutos. Um erro de marcação deixou o atacante Luisito Suárez livre para invadir a área e tocar na saída do goleiro para fazer seu 21º tento na competição. O  placar se manteve inalterado e no fim, com o Real virando o jogo, o Atlético se fechou para celebrar mais um título. Os jogadores celebraram muito, Suárez se emocionou, o treinador Simeone foi levantado para o ar, o time fez a tradicional pose com a taça. E a torcida fez festa tanto em Valladolid (cerca de cinco mil foram até a cidade que fica a 160km de Madrid) como nas ruas da capital.

Real Madrid

Em Madrid, o Real começou com Vinícius Junior, Asensio e Benzema no ataque contra o Villarreal. Mas foi surpreendido com um gol de Pino aos 20 minutos. Os Merengues, atuando em casa, ficaram em cima, tiveram grandes chances no primeiro tempo. Mas nada de a bola entrar. No segundo tempo, já sem Vini e com Rodrygo em campo, o time da casa chegou a empatar, aos 12, com Casemiro. Mas o tento foi anulado, por impedimento. Apenas na etapa final, aos 43 e 47, com Benzema e Modric, o Real virou. Mas como o Atlético sustentou a sua vitória, terminou vice.

Barça

O Barcelona, que terminou em terceiro lugar,  também se despediu vencendo com um gol no  fim: 1 a 0 no lanterna Eibar, gol de Griezmann aos 36 da  etapa final.

Rebaixados

Quatro times entraram na última rodada com chance de evitar o rebaixamento. Mas o único que se salvou foi o Elche. Venceu por 2 a 0 o Bilbao e foi para 36 pontos. O Huesca, que escaparia com a vitória, empatou com o Valencia em 0 a 0 e ficou com 34 pontos. Rebaixado juntamente com Eibar e Valladolid (31 pontos)

Jogos da 38ª rodada (última)

Sexta-feira (21/5)
Levante 2×2 Cádiz

Sábado (22/5)
Huesca 0x0 Valencia
Valladolid 1×2 Atlético de Madrid
Real Madrid 2×1 Villarreal
Elche 2×0 Bilbao
Celta 2×3 Betis
Osasuna 0x1 Real Sociedad
Eibar 0x1 Barcelona

Domingo (23/5)

13h30 – Granada x Getafe
16 – Sevilla x Alavés

Classificação

1º Atlético, 86 pontos (Campeão e na Champions)
2º Real Madrid, 81 (classificado para a Champions)
3º Barcelona, 79 (classificado para a Champions)
4º Sevilla, 74 (classificado para a Champions)
5º Real Sociedad, 62 (classificado para a Liga Europa)
6º Betis, 58 (classificado para a Liga Europa)
7º Villarreal, 58
8º Celta, 53
9º Athetic Bilbao, 46
10º Granada, 45
11º Osasuna e Cádiz, 44
13º Valencia, 43
14º Levante, 41
15º Alavés, 38
16º Getafe, 37
17º Elche, 36
18º Huesca, 34 (rebaixado)
19º Valladolid, 31 (rebaixado)
20º Eibar, 30 (rebaixado)

 

Comentários