O Barcelona, sem Messi que ainda se recupera de lesão, venceu a Real Sociedad nos pênaltis por 3 a 2 (1 a 1 no tempo normal), nesta quarta-feira (13), no Estádio Nuevo Arcángel, em Córdoba, garantindo vaga na final da Supercopa da Espanha. Os catalães aguardam o vencedor do confronto entre Real Madrid e o Atlético Bilbao, nesta quinta-feira (14), às 17h (Horário de Brasília), no Estádio La Rosaleda, em Málaga.

De Jong marcou o gol de empate do Barça, cometeu um pênalti, e ainda desperdiçou sua penalidade na disputa final – Photo by CRISTINA QUICLER / AFP)

O tempo regulamentar da partida em Córdoba teve no holandês Frankie De Jong, o personagem principal. No primeiro tempo, o meia do Barcelona abriu o marcador de cabeça, fazendo 1 a 0. Porém aos seis minutos do segundo tempo, De Jong tocou com a mão na bola dentro da área. Pênalti confirmado pelo VAR, e muito bem convertido por Dyarzabal. 1 a 1. Com a igualdade no marcador, a partida foi para a prorrogação.

Nos dois tempos extras, o placar não foi alterado, com a decisão da vaga indo para os pênaltis. Nas disputas de penalidades máximas, De Jong voltou a ser personagem negativo, ao perder sua cobrança. Porém, a Real Sociedad errou três cobranças, e o Barcelona avançou a final vencendo por 3 a 2, com Ter Stegen pegando dois pênaltis.

A Supercopa da Espanha conta com os dois primeiros colocados da última edição do Campeonato Espanhol (Real Madrid e Barcelona) e os dois finalistas da Copa do Rei de 2019/20 (Athletic Bilbao e Real Sociedad). Os times se enfrentam em semifinais e final em jogos únicos, sem vantagem.

A final acontece no próximo domingo (17), em Sevilha. O Barcelona é o maior vencedor do torneio com 13 troféus.

Comentários