Com um show de bola, principalmente de Lucas Fernandes, o Botafogo venceu o Santos, por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (10/11). O jogo foi pela 37ª rodada (penúltima) da Série A do Brasileirão e o meia-atacante fez dois golaços, um em cada tempo. Tiquinho completou o placar.

Dessa forma, o Glorioso entrou na zona da Libertadores, G8, em oitavo lugar, com 53 pontos. De quebra, eliminou da briga um rival direto. Afinal, o Peixe, com 47 pontos, não tem mais chance para ficar entre os oito primeiros. Assim, terá de se contentar com a Sul-Americana.

Lucas Fernandes celebra. Afinal, ele fez dois gols na vitória do Botafogo sobre o Santos  – Vítor Silva/Botafogo

Veja aqui a tabela de classificação da Série A do Brasileirão

Assim, para se garantir na Libertadores sem depender de tropeços de rivais diretos (América-MG, Fortaleza e São Paulo) o Botafogo precisa vencer o Athletico-PR na última rodada, no Paraná. E mais: vencendo este jogo e o Atlético-MG perdendo para o Corinthians, o Fogão estará na fase de grupos da Libertadores.

Primeiro tempo, só deu Botafogo

O Botafogo fez dez minutos de sonhos, entusiasmando a sua torcida no Niltão. Sufocou o Santos, quase marcou aos três minutos numa trama que teve chute de Jeffinho para grade defesa de João Paulo e Tiquinho e Jeffinho tentando finalizações no rebote.  O Santos nada fazia, se desesperava com Lucas Fernandes na armação e infiltrações de Jefinho e Tiquinho. E, aos 10, Lucas Fernandes mandou de fora da párea, depois de se livrar da marcação. Um golaço. E com a vantagem, seguiu em cima. Aos 20 minutos, cinco finalizações, contra zero do Santos.

O Santos teve numa cabeçada de Marcos Leonardo, aos 22. Já o Botafogo teve tudo para ampliar quando Tiquinho, livre, chutou para milagre de João Paulo, que espalmou uma bola que bateu no travessão.

Segundo tempo: Show do Fogão. Mas o Santos…

Nada mudou, o Santos equilibrando na posse de bola, mas só no toquinho e sem assustar. Mas o Botafogo… Aos três, Lucas Fernandes sofreu falta perto da área. Gabriel Pires mandou no travessão. Aos sete, Gabriel Pires encontrou Lucas Fernandes na área. Ele tirou a marcação e fez 2 a 0, seu segundo golaço no jogo. E tome baile do Fogão, que ampliou quando Tiquinho pegou a sobra de João Paulo num chute de Jeffinho: 3 a 0.  E se Tiquinho estivesse mais apurado na finalização poderia ter saído o quarto gol. Enfim, festa!

 

BOTAFOGO 3X0 SANTOS

37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 10/11/2022
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 28.130
Público pagante: 26.305
Renda: R$ 660.831,00
BOTAFOGO: Lucas Perri; Daniel Borges (Rafael, aos 34′ do 2ºT), Adryelson, Cuesta (Carli, aos 40′ do 2ºT)  e Hugo (Renzo Sarávia, aos 23′ do 2ºT); Tchê Tchê, Gabriel Pires (Jacob Montes, aos 34′ do 2ºT) e Lucas Fernandes (Patrick de Paula, aos 34′ do 2ºT); Júnior Santos, Jeffinho e Tiquinho Soares. Técnico:  Luís Castro
SANTOS: João Paulo; Nathan, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Jojan Julio, aos 42′ do 2ºT), Camacho (Sandry, aos 33′ do 2ºT)e Carabajal (Taison, aos 24′ do 2ºT); Ângelo (Lucas Barbosa, aos 33′ do 2ºT), Marcos Leonardo (Rwan Seco, aos 24′ do 2ºT) e Lucas Barbosa. Técnico: Orlando Ribeiro
Gols: Lucas Fernandes, aos 10′ do 1ºT (1-0); Lucas Fernandes, aos 7′ do 2ºT (2-0); Tiquinho, aos 24′ do 2ºT (3-0)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Gabriel Pires (BOT); Bauermann, Camacho, Rodrigo Fernandes, Carabajal (SAN)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários