A Taça Rio já virou um calvário para o Botafogo e a maior parte de seus torcedores. Embora a competição valha vaga na Copa do Brasil do ano que vem, o fato da equipe já não ter chances de título estadual e estar em um torneio que é meramente de consolação soa até como uma punição para muitos alvinegros. Mas, para seguir em frente, o Glorioso terá a chance de quebrar um incômodo tabu.

Contra a Lusa, Botafogo busca seguir para a final da Taça Rio deste ano – Vitor Silva/Botafogo

É que o Alvinegro não vence a Portuguesa, seu próximo rival na competição, há cinco jogos. É verdade que o Glorioso pode se classificar com um empate, neste domingo (26), mas passar pela Lusa pode ser um alívio e, até certo ponto, um ‘troco’. Afinal, foram os lusitanos que acabaram com as chances do Bota chegar à semifinal do Campeonato Carioca.

Pela última rodada da Taça Guanabara, a Portuguesa ganhou por 1 a 0 e tirou o Bota da semifinal do Estadual. Anteriormente, os rubro-verdes já tinham vencido por 5 a 3, no ano passado, além de dois empates (em 2020 e 2021). Na semana passada, um 0 a 0 marcou o confronto mais recente entre as equipes. Agora, acabar com a escrita significará, para o Botafogo, ir à final da Taça Rio contra Audax ou Nova Iguaçu.

Lusa já foi freguesa de mais de meio-século

Curiosamente, o Botafogo impôs à Portuguesa a freguesia mais longa do futebol carioca até 2019. Isto porque a Lusa ficou 56 anos sem ganhar do Alvinegro. Entretanto, após os 5 a 3 do ano passado, a sorte parece ter virado de lado. Ao todo, foram 85 jogos entre as equipes, com 58 vitórias alvinegras, 21 empates e apenas seis triunfos da Portuguesa.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários