Nesta quinta-feira (19), o Brasil começa sua caminhada em um Sul-Americano Sub-20 pela 27ª vez em sua história. Maior campeã do torneio, com 11 títulos, a Seleção, no entanto, terá uma missão importante e indigesta: quebrar um tabu de 12 anos sem conquistar o troféu. É a maior seca desde a primeira conquista brasileira, que aconteceu em 1974.

Esta escrita negativa remonta ao último título do Brasil no Sul-Americano Sub-20, em 2011. Na altura, a equipe de Neymar, Casemiro e Lucas Moura, entre outros, faturou o título, no Peru, com alguma folga. Mas, de lá para cá, foram quatro competições e em nenhuma delas a Seleção sequer chegou ao pódio. A melhor posição foi um quarto lugar, na edição de 2015.

Garotada do Brasil entra na briga pelo título do Sul-Americano Sub-20 – Rafael Ribeiro / CBF

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo!

Isto significa dizer, portanto, que o Brasil sequer conseguiu se classificar para três das últimas quatro edições da Copa do Mundo Sub-20, algo inédito até a primeira ausência, em 2013. Desta vez, o Brasil terá também este tabu para quebrar: o de chegar a um Mundial da categoria, numa espera que já dura oito anos. A Copa do Mundo deste ano será em maio, na Indonésia, também com quatro vagas para a América do Sul.

Anteriormente, a Seleção também já teve ‘secas’ incômodas. Entre 1974 e 1983, o Brasil viu um tetracampeonato do Uruguai, inclusive ficando com dois vices no período. Até que a geração de Dunga, Bebeto e Geovani devolveu a taça para a Amarelinha, que posteriormente ganharia seu primeiro Mundial na categoria, naquele mesmo ano. Entre 1995 e 2001, também houve uma espera para ganhar a taça de novo, o que foi possível no primeiro campeonato do novo Século: o Imperador Adriano terminou como artilheiro, com seis gols.

Último título acabou também em conquista mundial

O último título sul-americano do Brasil teve algumas particularidades interessantes. Sob a batuta de Neymar, então com a camisa 7, a Seleção sobrou na turma e conquistou o título de maneira incontestável. Foram 24 gols marcados e apenas sete sofridos, com uma goleada de 6 a 0 sobre o Uruguai, no jogo que definiu o campeão. Ney, com nove gols, acabou como o artilheiro da competição.

Mas não parou por aí. A equipe treinada por Ney Franco arrancou, dali, para o título mundial sub-20, que também seria o último do Brasil desde então. Daquela equipe que levantou o troféu no Peru, 13 jogadores faturaram o Mundial. Nomes como Oscar, Danilo e Casemiro, que mais tarde jogariam também o Mundial adulto com a Seleção, estavam presentes. Por outro lado, Neymar não foi liberado pelo Santos, que estava na reta final de sua conquista de Libertadores, na ocasião, e faltou ao Mundial Sub-20.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Comentários